Melhores Arcos de Violino

Os melhores arcos de violino são primordiais para se poder tocar esse instrumento tão maravilhoso e que tem um ar clássico e elegante.

Não importa se você ainda está aprendendo ou se já é um músico profissional. De qualquer maneira, vai precisar ter os acessórios ideais para tocar violino.

Hoje em dia o mercado disponibiliza modelos bastante variados, com características diversas. Alguns são mais voltados para uso profissional, enquanto que outros servem muito bem para amadores.

Escolha entre itens de tamanho 4/4 ou 3/4 fabricados em madeira ou fibra de carbono, por exemplo.

Se você está perdido e não sabe por onde começar a comparar os arcos de violino, continue lendo este guia de compras que vai te orientar em relação a isso.

Além de conter todas as informações para você fazer uma boa compra, este texto traz ainda uma lista com os melhores arcos de violino do momento.

Tenha uma boa leitura!

Melhores Arcos de Violino em 2024

Arco de violino Fiddlerman 4/4 fibra de carbonoFiddlerman Laço de Violino 4/4O Melhor Arco de ViolinoR$ 1.557,32 na Amazon
Arco de violino Strachey VB0908-030 Classic Brazilwood 4/4Strachey VB0908-030 Classic Brazilwood 4/4Arco de Violino de QualidadeProduto Indisponível
Arco de Violino Tomshin 4/4 Fibra de CarbonoTomshin 4/4 Fibra de Carbono FolheadoMelhor Arco de Violino Custo-BenefícioProduto Indisponível
Arco de violino, Romacci 4/4 Fibra de CarbonoRomacci 4/4 Sapo de ÉbanoArco de Violino Bom e BaratoR$ 268,00 na Amazon

O que são e para que servem os arcos de violino?

Assim como acontece com o violoncelo, por exemplo, o violino também necessita de um arco próprio que faz as cordas emitirem som.

Esse arco possui características próprias, como por exemplo a medida, que deve ser adequada para cada necessidade.

O arco possui uma vara longa de formato cilíndrico, por meio da qual é possível esticar os fios. Nos modelos tradicionais, a vara é fabricada em madeira, mas é possível encontrar também itens feitos de outros materiais.

Os fios que se esticam na vara são conhecidos como crina e, de fato, originalmente eram feitos de crina de cavalo.

Apesar de ainda haver modelos fabricados com o material natural, hoje em dia existem materiais sintéticos que são mais comuns, como nylon, plásticos, entre outros.

Para garantir o som perfeito emitido pela vibração dos fios, é necessário que eles estejam bem esticados e revestidos com breu.

É importante passar essa substância nos fios com frequência para garantir o deslizamento correto do arco pelas cordas do violino.

No arco de um violino há ainda um talão que serve como intermediário entre a crina e a vara. Nele há um parafuso que garante o ajuste da tensão da crina adequadamente, de modo que o som seja emitido como desejado.

Há ainda uma almofada entre a vara e o talão.

Melhores Arcos de Violino

Como escolher um entre os melhores arcos de violino?

Depois de entender um pouco melhor o que são e para o que servem os arcos de violino, chegou a hora de compreender melhor como fazer a escolha.

Existem características que são essenciais e influenciam diretamente na hora de tocar o violino. Por isso, fique atento a cada detalhe ao escolher.

Tamanho do arco

Como já foi dito, o tamanho do arco pode variar um pouco dependendo do modelo do violino escolhido.

Por isso, certifique-se de escolher um de tamanho compatível com o seu violino e, também, com o tamanho do seu corpo.

Para violonistas adultos e que tenham estatura mediana, o arco 4/4 é o mais adequado. Esse modelo tem geralmente entre 73 a 74,5 cm.

Já para crianças, o arco deve ser menor. Dependendo da idade e altura da criança, deve-se optar por modelos de 1/10 ou 1/8.

O modelo ¾ também se adapta bem a violonistas mais jovens. Mas em muitos casos os iniciantes preferem usar esse por ser geralmente mais acessível. Tudo depende das preferências e possibilidades de cada pessoa.

Material dos arcos para violino

A maioria dos arcos de violino são fabricados em madeira, que é um material nobre e resistente. A madeira Pernambuco, por exemplo, não possui nós e, por isso, é bastante forte.

Mas por ser um material mais sofisticado, custa mais caro do que outros tipos. Apesar disso, violonistas profissionais costumam investir nessa qualidade.

A madeira de Ipê é uma alternativa mais barata, que tem os requisitos necessários para compor um arco para violino. No entanto, esse não é um material comum nesse ramo.

Há ainda materiais diferentes que são usados na fabricação de arcos para violino, e isso inclui fibra de vidro e de carbono, por exemplo.

Essas duas opções são fortes, duráveis, resistentes e ainda são mais leves em relação à madeira. Sendo assim, se a construção for de qualidade, esses arcos são indicados para músicos profissionais e amadores.

Peso dos arcos de violino

Em busca de uma boa performance na hora de tocar violino, você precisa observar também o peso dos arcos.

Pode até parecer que isso não influencia muito, mas se o arco for pesado, acaba cansando os seus braços rapidamente.

A maioria dos bons arcos pesa entre 57 e 61 gramas, mas existem exceções. Então, na hora de escolher, observe essa informação e procure se manter mais ou menos dentro disso.

É importante dizer que os arcos mais leves do que isso também podem prejudicar o músico, visto que exigem mais força na hora de tocar.

Então, o peso pode diminuir em muito a precisão na hora de tocar. Sendo assim, tenha cuidado e não deixe essa especificação passar batida.

Material da crina

A crina dos arcos de violino pode ser feita de materiais diferentes, e por mais que isso pareça ser apenas um detalhe, influencia diretamente na sonoridade do instrumento musical.

Isso se deve principalmente à qualidade dos fios que muda. Nos modelos mais clássicos, a crina é feita a partir de fios de rabos de cavalos da Mongólia.

Nos modelos mais econômicos, há uma preferência por materiais sintéticos que são mais baratos.

Assim, temos opções de crinas de nylon ou fios de plástico, por exemplo. O que acontece nesse caso é que esses materiais não absorvem o breu da maneira esperada, e isso prejudica a qualidade do som.

De qualquer forma, é importante dizer que além de terem preço mais elevado, as crinas de cavalo requerem muito mais manutenção.

Por isso, muitos violonistas iniciantes preferem adquirir modelos sintéticos até que estejam mais acostumados com o instrumento musical e com os arcos de violino.

Prefira arcos de violino com talão de Ébano

Antes de comprar um entre os melhores arcos de violino, observe de qual material o mesmo é feito. Isso é fundamental para garantir uma boa sonoridade.

Os talões de ébano são mais rígidos e, por isso, resistem muito bem ao atrito. O mesmo acontece com modelos fabricados em marfim.

A dureza e resistência do talão são características primordiais, já que é por meio dele e do parafuso que se define a tensão da crina.

Uma boa tensão é necessária para se obter um som limpo e redondo. Dessa forma, mesmo que os modelos de ébano e marfim sejam mais caros, vale a pena investir neles.

Existem talões de plástico, que são bem mais econômicos, mas eles tendem a rachar com certa facilidade.

Oitavados ou Redondo

Os arcos de violino podem ter dois tipos de construção: oitavados ou redondos. Mas essa é uma questão que você deve avaliar com base nas suas preferências pessoais.

De maneira geral, o formato do arco não influencia no som que o instrumento vai emitir. Sendo assim, essa é uma questão bem mais estética do que de performance.

Os arcos de violino de modelo redondo são considerados mais clássicos, de modo que remetem ao estilo barroco e de música erudita.

Os oitavados, por sua vez, possuem uma aparência mais moderna, sendo mais comuns para músicos que tocam estilos contemporâneos.

Quais são os melhores arcos de violino?

Como você pode perceber, a qualidade dos arcos de violino interfere diretamente na sonoridade e na praticidade na hora de tocar esse instrumento.

Por isso, é preciso ter o maior cuidado para não errar ao fazer a seleção de um modelo para você.

Considerando todas as características que foram colocadas aqui, confira abaixo uma lista com os melhores arcos de violino em 2024 e escolha aquele que melhor atende às suas necessidades.

1. Fiddlerman Laço de Violino 4/4

O Melhor Arco de Violino

Fiddlerman Arco de violino de fibra de carbono 4/4

  • Tamanho: 4/4
  • Arco em fibra de carbono
  • Crina de cavalo siberiano
  • Sapo ébano montado em cobre

O arco Fiddlerman é um dos melhores produtos do setor, visando deixar o músico muito satisfeito com o seu desempenho geral.

Fabricado em fibra de carbono de alta resistência, este arco pesa em torno de 60 gramas, tendo o peso ideal para uma boa performance.

Este produto é fabricado à mão a partir de materiais de alta qualidade e também tem uma excelente curva.

O sapo de ébano é montado em cobre e a corda é de crina de cavalo siberiano. Tudo isso leva a uma sonoridade perfeita e equilibrada.

2. Strachey VB0908-030 Classic Brazilwood 4/4

Arco de Violino de Qualidade

Este é mais um dos melhores arcos de violino do mercado atual, uma vez que é elaborado pensando-se em qualidade e performance.

Para uma sonoridade perfeita, a crina é natural, com pelos derivados de cavalo da Mongólia. Assim, basta você girar o parafuso para acertar a sonoridade da maneira desejada.

A vara, por sua vez, é fabricada em pau-brasil, o que garante uma excelente durabilidade e resistência, colocando este arco em um nível superior.

O sapo é de ébano, e conta ainda com um revestimento de couro de ovelha, que ajuda a mantê-lo protegido.

Com materiais de excelente qualidade e um bom acabamento, este arco proporciona uma ótima sonoridade, além de ter uma aparência requintada e elegante.

3. Tomshin 4/4 Fibra de Carbono Folheado

Melhor Arco de Violino Custo-Benefício

Este é um dos melhores arcos de violino de medida 4/4 e tem estilo barroco. A fabricação é totalmente artesanal e o produto recebe materiais de alta qualidade.

A vara é arredondada e fabricada a partir de folheado de fibra de carbono, que além de ser um material resistente e de qualidade, tem um excelente acabamento.

Já a crina, é elaborada com pelos de cavalo da Mongólia de grau AAA, proporcionando assim uma boa durabilidade e excelente desempenho.

O peso e a sua distribuição também são ideais, de modo que este arco proporcione um bom equilíbrio durante o uso. Assim o som sai brilhante e agradável.

4. Romacci 4/4 Sapo de Ébano

Arco de Violino Bom e Barato

Arco de violino, Romacci Fibra de carbono 4/4 em Tamanho real Violino Círculo Estilo Arco de Ébano

  • Tamanho: 4/4
  • Vara em fibra de carbono
  • Sapo de ébano
  • Comprimento do arco: 75 cm
  • Peso do arco: 60 g

Se você procura por um dos melhores arcos de violino do mercado atualmente, mas não quer investir muito dinheiro, dê uma olhada neste produto.

Fabricado a partir de fibra de carbono, o arco tem uma boa resistência e consegue suportar muito bem os movimentos.

A crina também tem alta qualidade, sendo feita de pelos animais naturais selecionados, que suportam um bom nível de tensão.

Tudo isso resulta em um arco que tem uma ótima estabilidade e envergadura. E para completar, conta ainda com sapo de ébano.

Este é o melhor entre os arcos de violino para pessoas que buscam um produto acessível e que tenha um bom nível de resposta durante o uso.

Sendo assim, é uma ótima alternativa para estudantes e músicos de nível intermediário que ainda não queiram investir em equipamentos tão sofisticados.

Conclusão

Após ler este texto até aqui você deve ter percebido o quanto um acessório como o arco de violino interfere diretamente na qualidade do som.

Por isso, é fundamental ter muita atenção ao comprar esse produto e não escolher apenas com base no preço.

É preciso ter cuidado ao observar os materiais e o tipo de acabamento que o arco recebe. E aí sim, escolher um que atenda às suas necessidades e preferências.

E então, você já sabe qual vai escolher entre os melhores arcos de violino sugeridos neste artigo?

Dica: Agora que você conhece os melhores arcos de violino, confira a nossa seleção com os Melhores Violinos.

*/Adicionar um link no final do artigo dos Melhores Violinos para este artigo./*
Deixe um comentário