Melhores Baterias Infantis

As melhores baterias infantis são ótimos equipamentos, pensados especificamente para estimular as crianças a apreciarem o mundo da música.

A prática musical é muito benéfica na vida dos pequenos, visto que estimula o foco, a coordenação motora, a criatividade e, até mesmo, a disciplina.

Por isso, quando o estímulo vem na hora adequada, os resultados aparecem rapidamente. E um ponto positivo é que as crianças em geral adoram baterias, porque elas são divertidas, fazem barulho, são grandes e vistosas.

Mas para que tudo dê certo, é fundamental ter o equipamento adequado. Primeiramente, deve-se considerar que as baterias são complexas e possuem diversos componentes.

Por isso, a escolha do instrumento musical mais adequado geralmente não é nada simples. Mas esse guia de compras vai facilitar as coisas para você.

São muitas informações fundamentais e você também vai saber quais são as melhores baterias infantis do ano. Aproveite a leitura!

Melhores Baterias Infantis de 2024

Bateria Premium DX45JPremium DX45JMelhor Bateria Infantil CompletaProduto Indisponível
Bateria AmmonDaerzy AmmonMelhor Bateria Infantil de Qualidade para IniciantesProduto Indisponível
Bateria PHX Phoenix BIP-14”PHX Phoenix BIP-14”Melhor Bateria Infantil com Custo-BenefícioR$ 1.170,52 na Amazon
Bateria Luen Pop Turma da MônicaLuen Pop Turma da MonicaBateria Infantil Boa e BarataProduto Indisponível
Bateria Luen Beeboo NohpeLuen Beeboo NohpeMelhor Bateria Infantil para EstudosProduto Indisponível
Bateria Infantil Toyng 37619Toyng Bateria Infantil 37619Melhor Bateria Infantil de BrinquedoProduto Indisponível

O são baterias infantis?

As baterias infantis são instrumentos musicais bem semelhantes às baterias comuns, mas possuem adaptações mais adequadas para as crianças.

Baterias são instrumentos musicais que se baseiam em um conjunto de pratos e tambores, além de demais elementos percussivos.

Todos eles possuem uma posição bem estratégica, que permite ao músico acessá-los facilmente para emitir os sons.

Os tambores emitem sons conforme o baterista bate na membrana. Do mesmo modo, os pratos também respondem ao impacto. Mas nesse caso, o material metálico possui um som diferenciado.

Esses dois componentes são os mais antigos, já sendo usados há bastante tempo. Mas em 1910 surgiram os pedais, que possibilitam adicionar uma gama ainda maior de sons.

Com eles passou a ser possível tocar também com os pés e não apenas com as mãos. Isso parece simples, mas modificou completamente a lógica da percussão.

Com os pedais, agora o músico era capaz de tocar pelo menos três elementos simultaneamente, usando dois pedais e uma das mãos.

Foi justamente assim que surgiu o primeiro set, ou conjunto, de bateria. Dado esse passo, com o tempo novas tecnologias foram sendo implementadas.

Então, ficou cada vez mais fácil adequar o conjunto às necessidades do baterista, suas preferências e técnicas. Assim, o número de pratos e tambores pode variar em cada set.

No entanto, existe um set básico, que é praticamente o convencional de todos os modelos. Ele é composto pelos seguintes itens:

  • 1 máquina de chimbal;
  • 1 bumbo com pedal;
  • 2 tons, quando não 3, com o surdo;
  • 1 caixa;
  • 1 prato (no mínimo), de ataque ou condução.

Esse tipo de conjunto começou a se popularizar por volta da década de 1940, sendo a melhor alternativa para amadores e profissionais.

Várias bandas adotaram esse conjunto como sendo o básico e, então, incrementavam-no conforme as suas necessidades.

Melhores Baterias Infantis

Surgimento do modelo infantil

Depois da popularização dos conjuntos comuns, não demorou muito para surgir uma demanda por modelos infantis.

As baterias são simples, relativamente fáceis de serem tocadas e, por isso, rapidamente se tornaram os instrumentos preferidos dos pais que queriam apresentar o mundo da música aos seus filhos.

As crianças também costumam ter fascínio pelos sons emitidos e pela forma que o baterista se movimenta enquanto toca.

Por isso, as empresas fabricantes passaram a produzir equipamentos adaptados, com menor altura e componentes com tamanho reduzido.

Para o público infantil, os conjuntos também costumam ser mais simplificados, e os materiais utilizados são escolhidos com base na segurança dos pequenos.

Mas as modificações não podem, de maneira alguma, prejudicar a qualidade do som, alterando timbre e volume, por exemplo.

Quais as vantagens e desvantagens da bateria infantil?

Antes de comprar uma entre as melhores baterias infantis, você precisa conhecer as principais vantagens e desvantagens desse produto.

Primeiramente, as baterias são atrativas e, naturalmente, as crianças desenvolvem algum grau de interesse por elas.

De fácil compreensão e manuseio, é mais fácil estimular o aprendizado e aumentar o nível de engajamento dos pequenos músicos.

Além disso, o ato de tocar o instrumento musical contribui positivamente para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Aprender a tocar, também leva a um maior desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor. Há um enorme ganho na coordenação, por exemplo.

Mas não é só isso. Se dedicar ao aprendizado da música, a criança melhora a sua capacidade de concentração, raciocínio, atenção e memorização.

Ademais, acontece um enorme estímulo ao sentido da audição e, em relação à teoria musical, melhora-se a noção de tempo e ritmo.

No entanto, em algumas situações as baterias infantis são desvantajosas. A primeira questão importante é o barulho, que incomoda tanto às pessoas da casa quanto à vizinhança.

Além disso, esses são instrumentos grandes, que demandam um bom espaço. Por isso, é recomendável ter um cômodo da casa só para isso.

Dessa forma, dá para investir em um bom isolamento acústico e demais componentes para uma boa prática. Mas é claro que tudo isso custa muito dinheiro.

A quantidade de componentes, número de peças e tamanho da estrutura tornam o ato de montagem e desmontagem do instrumento um pouco complicado.

Além disso, a manutenção deles não é tão simples, o que também deve ser observado antes da compra.

Questões importantes a considerar antes da compra

Quando se fala em baterias infantis, algumas pessoas ficam com a impressão de que esses instrumentos são básicos, simples e fáceis de se escolher.

No entanto, existem diversos modelos, com componentes e especificações variados, que fazem toda a diferença no momento da compra.

Sendo assim, você precisa ter cuidado ao escolher, para escolher um modelo que seja adequado.

Baterias infantis profissionais ou não?

A denominação “baterias infantis” se refere a itens bastante variados e, você precisa compreender que existem modelos de brinquedo, mas há também os que são profissionais.

Os modelos de brinquedo são construídos pensando sobretudo nas crianças menores, que tenham a partir de 2 anos.

Elas são voltadas mais ao estímulo musical, para que a criança aprenda os sons, ritmos e, comece a manusear o instrumento.

Consequentemente isso vai levar ao desenvolvimento do interesse, que pode levar o pequeno a realmente querer tocar mais profissionalmente.

Esse tipo é indicado para crianças de até seis anos, pois a partir dessa idade já é possível avançar um pouco mais, visto que a envergadura e coordenação motora já são maiores.

A vantagem dessas baterias infantis é que elas são fabricadas em materiais plásticos que são mais seguros e, resistem melhor a quedas.

Além disso, são mais baratos. Mas considere que a durabilidade é baixa. Então, veja se compensa o investimento.

Por outro lado, as baterias infantis profissionais são bem semelhantes aos modelos de adulto no quesito estrutura e materiais. A adaptação delas é basicamente em relação ao tamanho.

A indicação da maioria dos produtos desse tipo é para a faixa etária de sete ou oito anos, pois nessa idade já há um melhor desenvolvimento da coordenação e capacidade de aprendizado mais complexo.

Por isso, as baterias profissionais costumam ter bumbo e, até mesmo, chimbal incluídos no kit. Um prato e pelo menos três tons também fazem parte.

Mas é claro que esses modelos em geral não são muito mais complexos do que isso para que se respeite a curva de aprendizado do pequeno.

Uma vantagem desse caso é de que os materiais nesse caso são de qualidade elevada e, por isso, o instrumento musical tende a resistir muito bem ao tempo.

Além disso, a sonoridade é excelente, bastante semelhante à das baterias profissionais de adulto.

O tamanho um pouco menor também é uma vantagem. Mas é preciso verificar bem as medidas para respeitar o limite de idade estabelecido em cada caso.

A desvantagem é que esses equipamentos custam bem caro, mas servem apenas até no máximo os 12 anos.

Depois disso é preciso fazer um novo investimento em um produto profissional voltado para os adultos.

Conheça os componentes das baterias

Antes de partir definitivamente para a comparação dos produtos e escolha do melhor modelo para as suas necessidades, é preciso conhecer alguns termos fundamentais.

As baterias infantis possuem vários componentes e, antes de você selecionar o modelo ideal, precisa conhece-los bem. Veja os principais a seguir:

  • Máquina de chimbal: basicamente, são dois pratos paralelos, que se batem conforme o músico aciona o pedal. Também é possível tocar com a baqueta simultaneamente;
  • Caixa: de maneira simplificada, esse componente é um tambor que possui pele na parte de cima e de baixo. Ao mesmo tempo em que a parte superior recebe o impacto da baqueta, a inferior emite um chiado devido ao contato com uma esteira de metal;
  • Bumbo: é um tambor em formato de cilindro que também possui duas peles. No entanto, seu tamanho é bem maior em relação à caixa. Por isso ele fica no chão e, é acionado por pedal, emitindo um som seco e grave;
  • Tons e surdo: também são tambores de duas peles, que proporcionam sons mais melódicos e agudos. Isso depende do tamanho. O surdo é um pouco maior e tem uma sonoridade mais grave;
  • Prato: são discos levemente convexos, que emitem sons específicos devido à vibração que ocorre devido ao contato com a baqueta.

Fatores para comparar nos modelos de bateria infantil

Agora sim, chegou a hora de saber quais são as principais características que você precisa observar para comparar os modelos de baterias infantis.

Veja a seguir quais são elas.

Idade e altura da criança

Primeiramente, ao escolher uma entre as melhores baterias infantis, é preciso considerar a idade e o tamanho de quem vai tocar.

Isso é fundamental principalmente para a escolha do modelo ideal, visto que para as crianças mais novas é melhor comprar uma bateria de brinquedo.

Por outro lado, para os maiores, as baterias profissionais já são mais adequadas. Mas é necessário considerar a altura da criança também.

Afinal de contas, o instrumento musical deve ser adaptado para o tamanho da criança, de modo que ela consiga tocar sem prejuízos.

Observe principalmente o diâmetro do bumbo, para ter a certeza de que a criança vai alcançar adequadamente.

Bumbos grandes demais deixam os tambores mais difíceis de se alcançar. Para a maioria das estaturas, entre 18 e 20 polegadas são o suficiente, mas para crianças maiores, é melhor selecionar um produto de 22 polegadas ou mais.

Materiais das baterias infantis

Os modelos de baterias infantis de brinquedo são majoritariamente fabricados a partir de materiais plásticos.

Já nos modelos profissionais existem variações, então fique atento a isso para escolher um instrumento que seja adequado, resistente e durável.

Os tambores, por exemplo, devem ser de madeira e, preferencialmente, de alta qualidade. Isso influencia diretamente no timbre. Mas madeiras maciças são mais pesadas também.

Peças menores, como suportes e conectores devem ser preferencialmente de metal, para conferir resistência e estabilidade ao instrumento musical.

Configuração do conjunto

Não importa o modelo de bateria que você escolher. A configuração do conjunto é um fator fundamental que influencia diretamente na hora de tocar.

Nos modelos de brinquedo, a configuração não é tão relevante, mas nas baterias infantis profissionais é importantíssimo a presença de um bumbo e do chimbal.

Esses dois componentes são essenciais para uma boa noção do ritmo e condução do tempo ao tocar.

Quanto aos tons e pratos, quanto mais, melhor. Só é preciso ter a atenção de respeitar o desenvolvimento motor e as limitações da criança de maneira geral.

E quando o baterista mirim já tem uma ideia clara do seu estilo musical, é possível adquirir um conjunto específico.

Design

Apesar de serem instrumentos musicais, não se pode negar que as baterias infantis são itens essencialmente estéticos.

Por serem grandes, elas ocupam uma parte significativa de um cômodo da casa e, por isso, você vai querer ter um item bonito, não é mesmo?

Um belo design faz toda a diferença na estética do ambiente. Além disso, as crianças se sentem mais atraídas por modelos mais chamativos, coloridos e brilhantes.

Quais são as Melhores Baterias Infantis?

Baterias infantis são lindas, divertidas e deixam qualquer criança entretida durante horas a fio. Além disso, ajudam no desenvolvimento do gosto pela música, melhora da coordenação motora e do aprendizado.

Mas se você quer fazer uma criança feliz com esse instrumento musical, precisa escolher o modelo ideal.

Vamos te ajudar com isso apresentando uma lista com as melhores baterias infantis de 2024. Conheça todas elas a seguir.

1. Premium DX45J

Melhor Bateria Infantil Completa

Bateria Infantil Premium Dx45j Prata Completa

  • Configuração: Bumbo 16 x 11″, Tom 8 x 5,5″, Tom 10 x 5″, Surdo 12 x 10″, Caixa 10 x 5″
  • Pratos Premium: 1x Chimbal 8″, 1x Splash 10″
  • Ferragens Premium: 1x máquina de chimbal, 1x estante de caixa, 1x estante de prato reta, 1x pedal de bumbo simples, 1x banco
  • Cor: Prateada Brilhante

A Premium é uma marca renomada de instrumentos musicais, que se dedica à fabricação de itens para músicos iniciantes e intermediários.

A construção e o acabamento são muito bons, e isso vale para todos os componentes, incluindo tambores e ferragens.

O kit é bem completo, e dá para a criança adquirir muita técnica e confiança aprendendo a tocar nesta bateria.

2. Daerzy Ammon

Melhor Bateria Infantil de Qualidade para Iniciantes

Se você está em busca de uma das melhores baterias para crianças iniciantes, saiba que este é um dos melhores modelos que você pode adquirir no momento.

Esta é uma réplica de uma bateria de tamanho real, só que muito bem adaptada às crianças. Dessa forma, todos os elementos contribuem para uma experiência musical extremamente realista, que se ajusta perfeitamente aos pequenos bateristas.

O tambor é fabricado em madeira e metal galvanizado, além de ter uma pele excelente. Com isso, ele é robusto, resistente e durável, fornecendo também uma boa uniformidade da vibração, para a obtenção de um som mais brilhante.

Apesar de ser um conjunto bem completo, ele é compacto e se adapta muito bem ao ambiente doméstico.

3. PHX Phoenix BIP-14”

Melhor Bateria Infantil com Custo-Benefício

BATERIA INFANTIL

  • Conjunto: Caixa 8 X 10 cm (4 afinações), 1 Tom 8 x 12 cm  (4 afinações), Bumbo 14 x 20 cm (4 afinações), Pedal para bumbo, 1 Banco acolchoado e regulável, Par de Baquetas, 1 Prato 6”
  • Cor: Vinho
  • Material: Madeira + Aço

A bateria infantil Phoenix PHX é um modelo diferenciado, que se destaca frente aos demais vistos no mercado atualmente.

Ela foi construída como um instrumento musical de verdade, mas em tamanho adaptado aos pequenos músicos.

Os timbres são realmente de bateria comum e, por isso, este é um instrumento musical muito adequado para ajudar a introduzir as crianças neste belíssimo mundo da música.

Desenvolvida especificamente para as crianças, ela é moldada à anatomia dos corpos menores, permitindo assim um uso bem mais confortável e divertido para crianças entre 3 e 6 anos.

O acabamento é excelente, visando sempre uma ótima sonoridade, como de um instrumento musical de nível profissional.

4. Luen Pop Turma da Monica

Bateria Infantil Boa e Barata

Bateria Infantil Pop Turma Da Monica, Luen, Preta

  • Dimensões: bumbo: 14 x 7 1/2″, tom 1: 6″, tom 2: 8″, caixa: 8″, surdo: 8″.
  • Material Corpo: madeira e pvc
  • Cor: Preta
  • Acompanha prato de 10″, par de baquetas, banco e chave de afinação

Se você está em busca de uma das melhores baterias infantis, mas não quer gastar tanto dinheiro com a compra de um equipamento profissional, a bateria Luen Turma da Mônica é um ótimo produto.

Ela é produzida seguindo um rigoroso controle de qualidade e consegue entregar sonoridade e durabilidade excelentes.

Assim, a criança pode treinar bastante e desenvolver as suas habilidades e coordenação motora da melhor maneira possível.

O conjunto tem uma excelente composição e vem com tudo que é necessário para tocar as músicas que quiser com um excelente desempenho.

Os materiais são resistentes como aqueles usados em baterias de adulto. E este é um modelo que serve para crianças de até 10 anos.

5. Luen Beeboo Nohpe

Melhor Bateria Infantil para Estudos

Bateria Infantil Nohpe Beeboo Laranja Com Peles Mute

  • Conjunto: 2 tons com 6″ e 8″, 1 surdo de chão de 8, 1 bumbo de 14″, 1 caixa de 8”, 1 máquina de chimbal, 2 pratos de 8”, 1 pedal de bumbo, 1 Par de Baquetas e 1 banco.
  • Peles: Mute 98100LR
  • Cor: Laranja e Preto

Esta é mais uma entre as melhores baterias Luen, sendo pensada para crianças que estão começando a estudar música de verdade.

Excelente para a faixa etária que vai dos 3 aos 9 anos, este é um modelo voltado para o aprendizado, que oferece um recurso bem interessante.

Para não incomodar os moradores da casa e os vizinhos, este instrumento vem com peles “mute”, que fazem bem menos barulho. Os pratos também são silenciosos.

Mas isso não prejudica em nada o ato de tocar e nem o aprendizado da criança. Além disso, o acabamento é ótimo, e a cor laranja é maravilhosa.

6. Toyng Bateria Infantil 37619

Melhor Bateria Infantil de Brinquedo

Bateria Infantil de Brinquedo Para Crianças de 4 Anos Acima

  • Indicação: A partir de 4 anos
  • Conjunto: 1 Bumbo, 1 Pedal, 1 Banquinho, 2 Tambores pequenos, 2 Baquetas, 1 Prato com suporte, 1 banquinho
  • Cor: Colorida com escrito Let’s Rock n’ Roll no tampo do bumbo

Baterias infantis de brinquedo são boas para estimular as crianças a pegarem gosto por este instrumento musical.

Além disso, estimula a criatividade, coordenação e percepção dos ritmos. Esta é uma ótima opção de diversão para crianças até os 4 anos.

Fabricada a partir de materiais práticos e seguros, esta é uma bateria leve e muito prática de se montar e desmontar a qualquer momento.

Conclusão

As melhores baterias infantis são tanto instrumentos musicais quanto brinquedos super divertidos, que estimulam a criatividade e coordenação.

Existem muitas marcas, modelos e tipos, com composições diferentes. Então, é preciso escolher uma que seja adequada para as necessidades da criança e, também, resistente.

Após saber tudo sobre as melhores baterias infantis, chegou a hora de escolher qual delas vai fazer a alegria do mini baterista.

Deixe um comentário