Melhores Bongôs

Os melhores bongôs são instrumentos pertencentes ao grande grupo dos itens conhecidos como membranofones. Esses instrumentos de percussão ganham uma grande relevância em diversos ritmos.

Basicamente ele é composto por dois tambores unidos, que devem ser tocados com os dedos. E o instrumentista pode ser chamado tanto de bongocerro quanto de tocador de bongô.

Ao se olhar rapidamente, tem-se a impressão de que esse é um instrumento mais simples. Em partes isso é verdade, mas é preciso ter bastante cuidado ao escolher um instrumento musical para comprar.

É necessário observar uma série de características importantes para conseguir escolher o modelo que mais combina com as suas necessidades e expectativas.

Se você quer comprar um instrumento desses e não sabe por onde começar, continue lendo este guia para conhecer melhor esses itens e, então conseguir escolher um entre os melhores bongôs disponíveis nas lojas.

Melhores Bongôs de 2024

Meinl Percussion HB100NTMeinl Percussion HB100NTMelhor BongoProduto Indisponível
Pearl Primero PWB 67Pearl Primero PWB 67Bongo Com Ótima QualidadeProduto Indisponível
Remo RH-5600-00 Rhythm ClubRemo RH-5600-00 Rhythm ClubBongo Bom e BaratoR$ 245,60 na Amazon
DounanDounanMelhor Bongo Custo BenefícioProduto Indisponível

O que são os bongôs e qual é a origem desses instrumentos?

Os bongôs são instrumentos de percussão do tipo membranofone, que têm em seu corpo dois tambores pequenos unidos entre si.

Quanto à construção, esse instrumento é aberto no lado oposto à pele, e possui um corpo predominantemente cônico.

Na verdade, são várias peças obtidas a partir da madeira, que se encaixam e se fixam por meio de anéis metálicos.

Assim, o objeto fica bastante parecido com um barril. Apesar de esse ser o modelo mais comum, existem alguns bongôs fabricados com uma peça única de madeira ou outro material.

Deve-se observar ainda que um dos tambores geralmente é menor em relação ao outro. Em relação à altura, não existe um padrão definido, mas é possível ajustar a pele para obter uma configuração desejada.

O mais importante sobre o tamanho dos tambores é que a diferença de tamanho entre eles deixa um mais grave em relação ao outro.

O de maior diâmetro é referido como sendo o tambor fêmea, ou “hembra”, do espanhol. Esse é o mais grave, enquanto o mais agudo é o macho.

Geralmente a pele usada é natural, sendo obtida de gado, cabra ou mula. Em alguns locais é possível encontrar modelos compostos por peles sintéticas também.

Um detalhe interessante é que até algum tempo atrás, os bongôs tinham a pele grudada diretamente no casco. Hoje em dia existe um sistema de aros metálicos e parafusos, que servem até para a afinação.

Conheça a origem desse instrumento de percussão

Apesar de inúmeros registros históricos, a origem dos bongôs ainda é desconhecida. Mas o que se sabe é que eles são muito antigos.

Existem modelos parecidos no Egito e no Oriente Médio, onde eles se chamam “marwas”. No Marrocos esse instrumento também se faz presente, mas é denominado “Tbila”.

Há ainda a “Tabla”, utilizada na música indiana e, que se assemelha bastante com os bangôs que conhecemos.

Apesar de existirem vários registros de instrumentos semelhantes a ele espalhados pelo mundo, a forma moderna dos bongôs é originária de Cuba e surgiu no século XIX.

A partir disso, eles foram se tornando cada vez mais comuns, tendo uma grande importância em ritmos como a salsa.

Após a década de 1940, os bongôs se tornaram ainda mais comuns, pois as tumbadoras começaram a fazer parte das bandas de baile.

É preciso considerar ainda que esse instrumento musical se tornou um dos maiores símbolos para diversos ritmos modernos que estavam surgindo em várias partes do mundo.

Com tamanho reduzido e um preço bem mais acessível em relação a outros instrumentos musicais, ele começou a se popularizar.

Além de ser usado como instrumento propriamente dito, o bongô se tornou também um souvenir e objeto de decoração.

Melhores Bongôs

Por que vale a pena investir nesses produtos?

Tambores bongô são instrumentos muito legais, interessantes e, proporcionam uma sonoridade intensa e emocionante.

Como eles são instrumentos de percussão, qualquer pessoa pode se arriscar a dar umas batidas e tirar um som.

Uma forma legal de se fazer isso, é tentar acompanhar o ritmo de uma música que esteja tocando no rádio.

Isso faz dos bongôs instrumentos musicais perfeitos para introduzir as crianças no mundo da música. Isso vale principalmente para os pequenos que gostam de bateria.

Além de fáceis de tocar, os bongôs são instrumentos versáteis, que funcionam muito bem com diversos ritmos e gêneros musicais diferentes.

Esse instrumento musical é bastante conhecido principalmente por fazer parte de diversos ritmos latinos, por exemplo.

Outro ponto bem interessante nos bongôs é a possibilidade de tocar sentado, o que é bastante confortável até mesmo para pessoas com problema de mobilidade.

O preço também é um ponto que não se pode de forma alguma desconsiderar sobre esse instrumento.

Ele é bem legal porque não é um daqueles itens que apenas ricos podem comprar. Então, esse é um ponto bastante positivo.

Ademais, esses instrumentos musicais são bonitos e combinam com vários tipos de decoração. Assim, você pode escolher um deles para colocar na sua sala, escritório, área de lazer ou onde a criatividade mandar.

O som também é muito legal e, inclusive, esse instrumento consegue substituir muito bem uma bateria em alguns casos.

O que considerar na escolha de um entre os melhores bongôs do mercado?

Como você pode perceber, os melhores bongôs que existem atualmente são produtos com excelente sonoridade e, que se adaptam diferentes ritmos.

Com preço reduzido, eles são acessíveis para a maioria das pessoas. Mas você não deve levar em conta apenas o preço do produto.

Então, veja a seguir quais são os principais fatores de comparação entre os itens para você fazer a melhor escolha.

Material

Primeiramente, é fundamental que você entenda que materiais diferentes levam à produção de sons variados.

Por isso, esse deve ser o primeiro quesito que você deve considerar antes de comprar um entre os melhores bongôs.

Em geral, esses instrumentos possuem corpos de madeira, mas esse mesmo material pode ser de vários tipos.

Existem inclusive madeiras mais nobres, como o mogno, por exemplo. Além de ser resistente e durável, a madeira proporciona um som mais profundo.

Quanto mais densa for a madeira, mais nítido será o som emitido pelo bongô. Existem ainda outros materiais possíveis, mas nesse caso é preciso analisar a resistência a mudanças ambientais, por exemplo.

Existem produtos modernos fabricados em fibra de vidro, por exemplo. Esse é um material resistente, que pode aguentar o impacto mecânico do uso frequente.

Os bongôs de metal são bem modernos e possuem um design diferenciado. Mas se você for escolher esse modelo, precisa considerar o som, visto que esse é bem diferente dos de madeira.

Pele sintética ou couro natural?

Os bongôs são instrumentos musicais do tipo membranofones e, por isso, o material da pele é um ponto muito importante na decisão.

Durante muito tempo se utilizou sobretudo o couro cru como principal material. É importante ainda verificar se a pele é colorida ou não.

Se a pele for de couro cru, ela pode enrijecer em dias úmidos e mais quentes. Com a maior tensão, o som pode ficar mais alto do que o esperado.

Assim, é necessário fazer ajustes frequentes para não ter problemas com o som que o instrumento emite com essa variação.

Escolher um material sintético é uma opção mais econômica, não envolve sofrimento animal, e a membrana não se altera com a umidade e temperatura.

Estilo de Bongôs

O estilo dos Bongôs não é uma característica que muda muito entre os produtos, mas você deve saber que existem basicamente dois tipos mais importantes.

O primeiro tipo é aquele em que o produto possui a membrana inserida na parte interior, sem rebarbas exteriormente.

Mas há também o tambor de cabeça chata, em que é preciso esticar a pele por cima dele. Esse modelo é o favorito de muitos músicos.

É preciso ter em mente que o controle da tensão da pele altera completamente o som que o instrumento emite. Por isso, é preciso ter pleno controle disso.

Tamanho dos bongôs

Por mais que os bongôs pareçam ser bastante semelhantes, eles possuem tamanhos distintos. E isso faz a maior diferença no som que eles emitem.

Você deve levar em conta a facilidade de tocar o instrumento, verificando se ele é adequado para o tamanho das suas mãos, por exemplo.

Instrumentos maiores são mais difíceis de se manusear e, também, de se tocar.

Quais são os melhores bongôs do mercado atualmente?

Se você está pensando em comprar um bongô, não pode deixar de levar as questões citadas anteriormente em conta para escolher o produto ideal.

Mas se você quer saber quais são os melhores bongôs do mercado para comprar e não se arrepender, então precisa dar uma olhada na lista a seguir.

1. Meinl Percussion HB100NT

Melhor Bongô

Este é não apenas um dos melhores bongôs da atualidade, mas sim o melhor da nossa lista de sugestões.

Ele pertence a uma série em que a qualidade do som predomina. Sem falar na aparência, durabilidade e no preço bastante competitivo do produto.

Equipados com cabeças de pele de búfalo, este é um instrumento musical pensado para emitir um som agradável e muito legal para acompanhar diferentes ritmos.

Além disso, as cabeças são construídas de modo que são bem fáceis de se afinar e, não desafinam facilmente durante o uso.

Elas possuem ainda excelentes propriedades acústicas, sendo muito adequadas até para sons mais pesados.

Ademais, possuem alta durabilidade, que acompanha o corpo fabricado em madeira ecológica leve e bastante resistente, que contribui para um bom resultado, independentemente do nível de volume.

2. Pearl Primero PWB 67

Bongô com Ótima Qualidade

Bongo Pearl Primero Fiber 6" e 7" Cor #631 Ebony

  • Dimensões: Ø6″ e Ø7″
  • Peles de Couro e Conchas em fibra de vidro
  • Acompanha Chave de Afinação

O Primero PWB 67 é um dos melhores bongôs que você pode adquirir atualmente, pois ele tem boa qualidade sonora e uma construção resistente e durável.

Fabricado em fibra de vidro, seguindo-se os padrões mais elevados de qualidade, este é um modelo realmente eficiente, que agrada a maioria dos músicos.

O design mais leve e de tamanho reduzido, torna este um ótimo instrumento para diversas situações, sendo adequado inclusive para principiantes.

A pele é de origem animal, fixada adequadamente, de modo a proporcionar uma boa afinação e fácil manutenção.

3. Remo RH-5600-00 Rhythm Club

Bongô Bom e Barato

Remo RH-5600-00 Rhythm Club Bongo - Rhythm Kids, 12,7-15,24 cm

  • Dimensões: Ø12,7 e Ø15,24 cm
  • Pele sintética
  • Corpo com estampa

Se você está em busca de um dos melhores bongôs do momento, mas quer economizar, o Rhythm Club® pode ser o produto que você procura.

As peles Suede® vêm pré-afinadas em tons altos e baixos, para satisfazer as principais necessidades de todos os músicos.

As conchas Acousticon®, juntamente com a base emborrachada, fazem deste um dos melhores bongôs para o público infantil.

Este é um instrumento musical muito divertido e acessível, que contribui para a introdução dos pequenos ao mundo da música e percussão.

O design dele é muito bonito e, a estampa faz deste um produto diferenciado, que fica bem até mesmo na decoração de ambientes.

4. Dounan

Melhor Bongô Custo-Benefício

Entre os melhores bongôs que existem atualmente, este é um modelo que foi especialmente desenhado para o público infantil.

Aprender a tocar bongô, pode ser o primeiro passo para estimular os pequeninos a tomarem gosto por instrumentos de percussão e, sobretudo, pela bateria.

Este modelo é fabricado com pele de carneiro, que dá uma excelente sonoridade ao produto. Assim, essa é uma boa alternativa para os pequenos adquirirem a noção dos ritmos.

O corpo fabricado em madeira maciça é excelente para o uso pelas crianças, porque suporta o uso intenso e os impactos frequentes.

O acabamento é requintado, este produto é esteticamente agradável aos olhos e não possui nem mesmo rebarbas que incomodem durante o manuseio.

Seja em ambiente doméstico ou escolar, este é um instrumento muito bonito, divertido e eficiente.

Conclusão

Os bongôs são instrumentos versáteis, que são relativamente simples de se tocar e estão ao acesso da maioria das pessoas.

Eles custam pouco e são muito bonitos, por isso, vêm se popularizando cada vez mais, seja como instrumentos ou como objetos de decoração.

Independentemente do uso que você pretende fazer, agora chegou a hora de escolher um entre os melhores bongôs da nossa lista de sugestões.

Deixe um comentário