Melhores Capas de Guitarra

As melhores capas de guitarra são essenciais para proteger esses instrumentos musicais de ameaças externas que possam ocasionar danos a elas.

Umidade, calor, atrito, choques mecânicos e poeira são os principais causadores de problemas nesse caso. E as capas ajudam a manter a guitarra a salvo deles.

Por isso, é preciso ter uma boa bolsa, seja para armazenar a guitarra em casa ou para transportá-la para onde você for.

Mas as capas não são todas iguais, sendo que alguns modelos são mais sofisticados e específicos para proteger o instrumento contra certos danos.

Então é necessário pensar muito bem antes de fazer a compra de um produto desse tipo para não errar na escolha.

Para te ajudar, elaboramos este guia de compras completo que vai te mostrar como comparar as bolsas. E se você precisar de mais uma forcinha, ao final do texto tem uma lista com as melhores capas de guitarra.

Melhores Capas de Guitarra em 2024

Gator GC Series Deluxe ABS (GC-ELECTRIC-A)Gator Capa de Luxo Moldada ABS GC-ELECTRIC-AMelhor Capa de GuitarraProduto Indisponível
Boss CB-EG20Boss CB-EG20Capa de Guitarra Semi Rígida de Alta QualidadeProduto Indisponível
Semi Case Solid SoundSolid Sound Semi CaseMelhor Capa de Guitarra para Les PaulProduto Indisponível
Music Experience Super Luxo 200Music Experience Bag Capa Super Luxo 200 ReforçadaMelhor Capa de Guitarra Flying VR$ 255,90 na Amazon
Soft Case StartSoft Case StartMelhor Capa de Guitarra Custo BenefícioProduto Indisponível
Flash G150LXFlash G150LXCapa de Guitarra Boa e BarataR$ 115,00 na Amazon

A importância das capas de guitarra

Se você é músico, profissional ou não, deve saber como cuidar adequadamente do seu instrumento musical.

Isso porque é primordial guardar e transportá-lo da maneira correta para evitar problemas de afinação e outros danos.

São muitas as agressões que podem ocorrer a uma guitarra, incluindo problemas com a umidade, calor, arranhões e impacto.

Sendo assim, mesmo na proteção da sua casa você deve ter uma bolsa de qualidade para deixar o seu instrumento musical bem guardado, sem riscos a ele.

Tem gente que costuma deixar o instrumento em um suporte para guitarra de chão ou parede. Apesar de isso ser prático para quando se costuma tocar com frequência, é inadequado por não proteger a guitarra de umidade, poeira e nem de possíveis arranhões.

E se você costuma transportar a guitarra por aí, é ainda mais importante ter uma bolsa de qualidade, pois em movimento é ainda mais fácil que você bata o instrumento ou o deixe arranhar.

Além disso, é muito difícil transportar a guitarra fora da capa protetora. Mas nesse caso é ainda mais importante escolher um produto de qualidade, que realmente consiga protegê-la.

Melhores Capas de Guitarra

Conheça os principais tipos de capas de guitarra

Hoje em dia é possível encontrar uma grande diversidade de bolsas de guitarra nas lojas. Inclusive há bastante diferença entre os modelos das próprias guitarras, visto que algumas possuem o corpo mais fino e outras são mais robustas.

Além de observar se a capa se ajusta ao modelo da sua guitarra, você deve escolher o tipo que mais te agrada. Veja a seguir quais são os principais:

Capas macias

Esse tipo de capa é geralmente fabricado em tecido, mas também existem modelos de vinil e couro.

Elas custam barato e são leves, apesar de não serem tão seguras contra impactos. Também são fáceis de manusear, flexíveis, e alguns modelos ainda são impermeáveis.

Essas são algumas das vantagens desse modelo que pode ser levado nas costas como uma mochila.

Capas semirrígidas ou acolchoadas

Esse é um tipo mais seguro, que protege contra quedas e batidas com maior eficiência por conta do acolchoamento extra presente na parte interna da bolsa.

Algumas capas ainda vêm com um suporte onde é possível prender o instrumento musical de modo que ele não se movimente durante o transporte.

Alguns modelos são impermeáveis e as alças permitem transportar a capa como uma mochila.

Capas de guitarra rígidas

Bem mais pesadas e caras em relação aos dois modelos citados anteriormente, essas são as capas para guitarra mais seguras.

Isso porque elas realmente protegem com eficiência contra batidas e arranhões. Os materiais mais usados são o plástico, madeira e carbono, mas internamente elas contam com uma proteção em tecido.

Muito bonitas e sofisticadas, é primordial que o tamanho seja perfeito para a sua guitarra, de modo que ela não fique se movimentando dentro da case. Apesar de terem travas, essas geralmente não possuem alças;

Soft Case

Esse é um tipo de capa de guitarra que tem características intermediárias entre as rígidas e as acolchoadas.

Isso porque são mais leves em relação às rígidas, mas são mais resistentes e oferecem melhor proteção em relação às acolchoadas.

Na parte interna o revestimento em pelúcia ou veludo é parecido com as capas rígidas. Mas nesse caso, a maioria dos modelos vem com alças de transporte e bolsos externos para guardar alguns itens.

Flying Case

Esse é um tipo de capa para guitarra específico para viagens de avião porque ele conta com uma proteção muito mais eficiente contra impactos e mudanças de temperatura. Mas o investimento para ter uma dessas é bastante elevado.

Critérios de comparação entre os modelos de capas de guitarra

Como dissemos, existem vários modelos de capas de guitarra, e elas são essenciais para armazenar ou transportar o instrumento musical.

Por isso, é primordial escolher o modelo mais adequado conforme as suas necessidades.

Então, veja a seguir quais são os principais fatores de comparação entre os produtos que você deve considerar na hora da compra.

Tamanho

O ideal é que a guitarra fique muito bem ajustada dentro da capa, pois isso evita que ela se movimente e sofra danos.

Dessa forma, é primordial conferir se as dimensões da capa são compatíveis com as dimensões do instrumento musical.

Ademais, se o modelo escolhido for rígido ou bem acolchoado, é necessário verificar se o formato é compatível.

De forma alguma você deve forçar a guitarra para que ela se encaixe no interior da capa. Mas ela também não pode ficar solta demais ou pode sofrer impactos.

Eficiência do acolchoamento

Ao escolher uma capa para instrumento musical, é primordial observar qual é o nível de acolchoamento que ela possui.

Os especialistas recomendam que as capas tenham pelo menos 25 milímetros de acolchoamento para que consigam proteger consideravelmente a guitarra.

Mas se você quer realmente deixar o instrumento seguro, vai precisar de uma capa rígida com revestimento protetor interno. É preciso analisar qual compensa mais para você.

Peso das capas de guitarra

Por mais que esse não seja um quesito realmente primordial, é importante considerar o peso das capas, sobretudo se você for carregar o instrumento a pé.

Apesar de os modelos mais macios serem mais leves, eles protegem bem menos em relação aos modelos rígidos.

Mesmo assim, se você precisa transportar a guitarra a pé, vai precisar de uma bolsa que dê para colocar nas costas e que seja leve.

Hoje em dia existem modelos de capas com acolchoamento excelente e que não pesam muito.

Mas se você precisa de proteção extra para levar os instrumentos no carro sem danificar, então a melhor alternativa é uma capa rígida, que é bem mais pesada.

Leve em consideração o uso

Assim como ocorre para muitos outros produtos, é primordial pensar no uso que pretende fazer das capas de guitarra para escolher o modelo ideal.

Se você costuma ir a aulas e ensaios e leva a guitarra com você, precisa de uma bolsa que seja fácil de transportar, que tenha alças e seja bem leve.

Mas se for viajar e levar o instrumento em shows, por exemplo, é recomendado investir em uma capa que ofereça maior nível de proteção.

Conforto e ergonomia

A principal função das capas para guitarra é a de proteger o instrumento musical. Mas também é primordial prezar pelo conforto.

Se você optar por modelos para carregar o instrumento nas costas, é primordial observar se as alças são macias, seguras e confortáveis para os ombros.

Capas de guitarra com bolsos e compartimentos

Se você toca guitarra sabe que existem alguns acessórios muito usados com o instrumento, como correia, palhetas, cabo, capotraste, */Oportunidade para colocar um link para o artigo dos melhores capotrastes/* entre outros.

Além disso, muitas vezes você precisa de tablets, laptops e outros itens que te ajudem na sua prática.

Se esse for o seu caso, dê preferência para capas que tenham bolsos e repartições, e que tenham espaço suficiente para todas as suas coisas.

Quais são as Melhores Capas de Guitarra?

Não tem jeito. As capas de guitarra são essenciais no dia a dia dos músicos. Mas é preciso escolher o modelo mais adequado.

Lembre-se de observar o tamanho, modelo, acolchoamento, peso, ergonomia e a presença de bolsos.

E se você ainda precisar de uma forcinha para escolher uma boa capa, dê uma olhada nas melhores capas de guitarra para 2024 que separamos para você.

1. Gator Capa de Luxo Moldada ABS GC-ELECTRIC-A

Melhor Capa de Guitarra

Gator Capas Deluxe ABS Moldado Case para Guitarras Elétricas; Compatível com Guitarras Telecaster e Stratocaster (GC-ELECTRIC-A)

  • Modelo compatível: Telecaster e Stratocaster
  • Exterior ABS de luxo;
  • Interior protetor de espuma EPS com forro de pelúcia profundo;
  • 3 Travas de Segurança e alça super reforçada

As capas de guitarra Gator GC Series Deluxe são produtos desenvolvidos especialmente para a proteção e transporte dos instrumentos musicais em segurança.

Para deixar o instrumento musical bem protegido, essa capa conta com um exterior fabricado em plástico ABS de alta qualidade.

Além disso, a parte interna é toda revestida com espuma e tem um acabamento em pelúcia, que evita eventuais arranhões.

Para um uso mais prático, este modelo conta com trinco de fechamento, compartimento para acessórios bem espaçoso e uma alça de transporte muito bem presa e resistente.

2. Boss CB-EG20

Capa de Guitarra Semi Rígida de Alta Qualidade

Cb-eg20 | Bag Boss Para Guitarra

  • Acolchoamento espesso;
  • Painéis internos anti-impacto na frente e atrás;
  • Exterior de nylon resistente e resistente à água;
  • Suporte acolchoado no pescoço com alça de segurança

Uma bag semirrígida é uma boa alternativa para quem busca por um produto que deixe a guitarra bem protegida, mas que não seja tão pesada.

Além de robusta e resistente, essa capa é muito bonita e possui materiais de alto nível.

E para facilitar o dia a dia do músico, o produto possui uma alça, duas correias acolchoadas de transporte e um bolso extra.

3.  Solid Sound Semi Case

Melhor Capa de Guitarra para Les Paul

Semi Case Guitarra Les Paul

  • Modelo Compatível: Les Paul
  • Revestimento externo em E.V.A;
  • Perfil estrutural de aço;
  • Interior em Espuma com acabamento em pelúcia

Se você tem uma guitarra modelo Les Paul e está em busca de uma capa protetora para ela, dê uma olhada neste modelo.

Desenhado especificamente para esse tipo de guitarra, este produto se encaixa perfeitamente ao instrumento.

Fabricada em EVA, esta capa se ajusta perfeitamente ao instrumento, adquirindo o seu formato. Além disso, ela proporciona proteção térmica, absorve impactos e é muito fácil de higienizar.

E para complementar a proteção, esta capa conta com um perfil de aço nas laterais que proporciona um reforço.

Na parte interna a bolsa conta com uma espuma revestida em pelúcia para proteger ainda mais o instrumento.

4. Music Experience Bag Capa Super Luxo 200 Reforçada

Melhor Capa de Guitarra Flying V

Bag Capa para Guitarra Flying V - Super Luxo 200 reforçada

  • 2 Alças de costas (estilo mochila) e 1 Alça de mão em fita
  • Bolso frontal para acessórios
  • Espuma: Isomanta (EPE Espuma de Polietileno Expandido) de 10 mm, térmica.
  • Tecido externo: Série nylon 600
  • Forro: Nylon 70 resinado

Se você tem uma guitarra modelo Flying V, precisa de uma capa específica que se ajuste ao seu formato peculiar.

Esta é uma ótima capa, fabricada em nylon 600 de alta qualidade e tem forro de nylon resinado.

Para melhor proteção, a capa conta com acolchoamento térmico, que protege ao máximo a sua guitarra, seja em casa ou na rua.

5. Soft Case Start

Melhor Capa de Guitarra Custo-Benefício

Capa Guitarra Soft Case Start Almofadada - Cinza

  • Cor: preto e cinza
  • Exterior em Nylon 600
  • Almofadada, com espuma de 20 mm e Forrada em TNT na cor preta;
  • Com alça de mão e a tira colo dupla com 40 mm;
  • Com bolso para acessórios

Fabricada em nylon 600, esta é uma das melhores capas de guitarra do mercado atualmente por apresentar um excelente custo-benefício aos usuários.

Ela foi elaborada especialmente para você transportar o instrumento de maneira prática e segura.

Isso ocorre graças à espuma de alta densidade, que tem pelo menos 20 milímetros de espessura. Além disso, ela é forrada com TNT preto para melhor proteção.

E para um transporte prático e seguro, este modelo conta com alça de mão e tiracolo duplo. Ademais, o bolso extra tem espaço suficiente para os seus acessórios.

6. Flash G150LX

Capa de Guitarra Boa e Barata

Capa Para Guitarra Luxo Acolchoada Forrada G150LX

  • Cor: preta
  • Com Bolso para acessórios;
  • Com alça de mão e a tira colo dupla;
  • Exterior em nylon 70;
  • Interior Acolchoado com espuma D28 revestido em TNT na Cor Preta

Você não precisa gastar muito dinheiro para comprar uma capa que mantenha a sua guitarra bem protegida.

Este é um modelo de luxo, que vem com bolso externo muito prático onde você pode colocar os principais acessórios que utiliza no dia a dia.

Além de uma alça de transporte super prática, esta capa para guitarra possui espuma D28, que ajuda a manter o instrumento seguro.

Conclusão

Infelizmente, os instrumentos musicais são muito sensíveis a alterações do ambiente, como mudanças de temperatura e umidade.

Além disso, impactos e arranhões os danificam permanentemente, sendo necessário protegê-los ao máximo.

Por isso, não perca tempo e escolha agora mesmo a sua favorita entre as melhores capas de guitarra do momento para proteger o seu instrumento musical tão precioso.

Deixe um comentário