É maravilhoso pensar em amplificar o som de um instrumento sem que haja perda do timbre, e os melhores captadores para violão podem te ajudar com essa missão.
Com esse item é possível obter um som modulado, equalizado e amplificado, de modo que o instrumento e as músicas se adequem perfeitamente a qualquer situação.
É necessário escolher o dispositivo ideal em cada caso, mas você terá que aprender como fazer isso para não errar na escolha.
Sendo assim, continue lendo este texto para saber como comparar os modelos e para conhecer quais são os melhores captadores para violão atualmente.
Melhores Captadores para Violão de 2024
Tagima TEQ-5 | Melhor Captador para Violão Digital com Afinador | Produto Indisponível | |
Tagima TEQ-8 | Melhor Captador Custo Benefício | R$ 402,05 na Amazon | |
Dolphin para Violão Aço 3283 | Melhor Captador para Violão de Rastilho | 43% OFFR$ 106,31 na Amazon | |
Ttnight Fishman VT1 EQ DIY | Captador para Violão Bom e Barato | Produto Indisponível |
Como funcionam os captadores para violão
Os captadores para violão são conhecidos como eletromagnéticos ou magnéticos, e funcionam com base em processos de indução eletromagnética.
Sendo assim, o captador é basicamente um imã envolvido em fio metálico condutor, que geralmente é feito de cobre.
Ocorre que quando a pessoa toca as cordas de violão, o som gera uma perturbação no campo magnético gerado pelo imã, provocando assim uma tensão que passa para os fios condutores, que a transmitem até o amplificador, gerando assim o som.
O segredo de tudo isso é que a tensão se comportará da mesma forma que a vibração das cordas essencialmente. Dessa forma, o som será o mesmo.
Geralmente, o captador magnético é colocado acima do tampo, bem abaixo das cordas. Em alguns casos ele pode ser embutido, logo acima do rastilho (como ocorre em guitarras).
Há diferença entre o captador para violão de aço e para violão de nylon?
Há uma grande diferença na sonoridade dos violões com cordas de aço e cordas de nylon. Isso acontece porque as cordas vibram de maneiras distintas, gerando ondas que estimulam os ouvidos de maneiras diferentes.
A forma como o aço vibra é bem mais intensa e, de certa forma, sinuosa. Por outro lado, a vibração do nylon é mais seca e delicada.
Dessa forma, é necessário que o dispositivo consiga captar o som e fazer a amplificação detalhada das nuances.
No caso do violão de aço, é preciso ter um foco maior nas cordas e na maneira como os dedos impactam sobre elas.
Nessa situação é bem mais desejável que se utilize um captador magnético ou captador de rastilho. Esse tipo fica na ponta de baixo das cordas e é mais eficiente.
Em contrapartida, para a captação em violões com corda de nylon, é preciso ter um foco maior na sonoridade final e na harmonia.
Dessa forma, é igualmente importante focar nas cordas tocadas e nas que ressoam ao mesmo tempo.
Nessa situação, a captação de contato, que capta o som no tampo, funciona muito bem. Mas se pode usar também os captadores para violão de rastilho.
Captadores com afinador valem a pena?
Todo mundo que toca violão sabe que por mais que se cuide bem do instrumento, vira e mexe as cordas desafinam.
Por isso, o tempo todo é preciso refazer a regulagem do instrumento musical. Alguns modelos já vêm com captadores inclusos.
Esses costumam ser mais práticos, e você pode querer ter esse item a mais para ir treinando sua lista de músicas no seu dia a dia.
Como comparar os modelos de captador de violão
Escolher um entre os melhores captadores para violão pode parecer algo simples, mas na verdade existe uma série de detalhes sobre isso.
Sendo assim, nos próximos tópicos você vai ver como comparar os modelos da melhor maneira possível e acertar na compra.
Instalação
Um dos pontos mais importantes a se observar no que tange os captadores para violão diz respeito ao tipo de instalação.
Os captadores de rastilho, por exemplo, exigem algumas alterações no corpo do próprio instrumento musical.
Já os captadores de contato, precisam apenas de uma fixação externa que seja estável. Por isso, procure levar essa questão em conta e alinhar essa característica a outras demandas.
Captadores ativos ou passivos
Para decidir entre os modelos de captadores ativos ou passivos, você deve considerar questões práticas e, também, sonoras.
A captação ativa é mais completa, mas ao mesmo tempo é mais trabalhosa. Isso se deve sobretudo a uma instalação mais complexa e à bateria necessária para o funcionamento.
Além disso, a captação ativa é a mais adequada para quem busca por uma maior modulação do som, independentemente da praticidade.
Mas se você não demanda uma maior amplificação, a captação passiva provavelmente é a melhor escolha.
Número de bandas
Ao escolher um captador, fique atento ao número de bandas que ele possui, uma vez que isso tem a ver com a capacidade de equalização.
Com a equalização, é possível alterar o volume do som mais grave, médio e agudo, além de outras funcionalidades.
Quanto maior for o número, mais versátil é o captador, sobretudo quando se fala em shows e apresentações em geral.
Sendo assim, você pode usar essa questão para tentar estimar o custo-benefício de um determinado produto.
Timbre
O timbre é um dos aspectos fundamentais de qualquer instrumento ou música, uma vez que influencia diretamente na experiência de quem vai ouvir.
Dessa forma, procure sempre por um dos melhores captadores para violão, mas que seja compatível com o timbre do seu instrumento musical.
Conforme as suas escolhas e necessidades, veja se você prefere um modelo que torne o som do instrumento musical mais metálico ou um que praticamente não altere essa característica.
Quais são os melhores captadores para violão?
Após conhecer um pouco melhor os captadores para violão e aprender a comparar os diferentes modelos existentes, chegou a hora de comprar um.
E se você não sabe bem qual escolher, veja a seguir a nossa lista com os melhores captadores de violão em 2024.
1. Tagima TEQ-5
Melhor Captador para Violão Digital com Afinador
- Pré-amplificador, equalizador
- Afinador cromático digital
- 5 bandas
- Grave, médio, agudo, presence e brilliance
- Pitch, frequência de referência
- Mode, funções Guitar, Chroma e Bass
O pré-equalizador para violão Tagima TEQ-5 é um dos melhores captadores para violão, que conta com equalização de cinco bandas.
Além disso, ele vem com afinador embutido, que te ajuda a manter o seu instrumento musical sempre com a sonoridade ideal.
E o melhor de tudo é que você tem a possibilidade de ter um produto de uma das melhores marcas de instrumentos musicais do país, a Tagima.
Ele é ideal para qualquer tipo de demanda, visto que consegue equilibrar muito bem a sonoridade, por meio dos controles de grave, médio, agudo, presença e brilho.
Ademais, conta com um botão de Phase, knob de volume, luz de led que indica quando a bateria estiver baixa, além de um afinador cromático digital embutido bastante preciso com tela LCD.
Isso é tudo o que você precisa em um captador e muito mais, não é mesmo?
2. Tagima TEQ-8
Melhor Captador Custo-Benefício
- 4 bandas
- Grave, médio, agudo e presence
- Phase, anula efeito de microfonia do violão
- Painel de LCD
- Captador piezo
- Battery box com Jack P10
Este é mais um dos melhores captadores para violão que existem atualmente. Possui funcionalidades ótimas, que fazem dele um produto com ótimo custo-benefício.
Este pré-amplificador e equalizador é uma opção excelente também para reposição em violões que já utilizam o pré-amplificador.
Com 4 bandas, este dispositivo proporciona um excelente controle da sonoridade, para graves, médios, agudo e, também, presence.
3. Dolphin para Violão Aço 3283
Melhor Captador para Violão de Rastilho
- Para violões de cordas de aço
- Captador passivo
- Tipo: rastilho
- Contatos com pastilhas cerâmicas ultra sensíveis
- Uso com ou sem pré-amplificador ativo
Entre os melhores captadores para violão, este é um dos mais relevantes para quem busca um modelo de rastilho.
A Dolphin é mais uma entre as principais marcas de acessórios para instrumentos musicais, dedicada à produção de um captador com pastilhas cerâmicas ultra sensíveis.
Assim como muitos outros produtos da marca, este captador de rastilho se ajusta perfeitamente ao instrumento musical, proporcionando o timbre e o brilho necessários, sem a necessidade de modificar o violão.
Os captadores de rastilho da Dolphin de ajustam ao seu instrumento trazendo timbre e brilho ao seu som, sem precisar de modificações bruscas.
4. Ttnight Fishman VT1 EQ DIY
Captador para Violão Bom e Barato
- Dimensão: 1.76″ W x 0.8″ H (44,7 milímetros x 20,3 milímetros)
- Botão de controle de fase e sintonizador integrado
- Botões de controle de baixo perfil e indicador de bateria fraca
- Captador pré-fio para instalação sem solda, plug and play
- Palmilha pequena para fácil acesso aos controles e caixa de bateria combinada com pré-amplificador
- Caixa de bateria combinada com pré-amplificador
Quer adquirir um produto realmente econômico e usufruir da funcionalidade de um dos melhores captadores para violão?
O captador Fishman Sonitone conta com pré-amplificador com controles de tone e volume.
O captador Fishman Sonicore é padronizado, de modo que é possível fazer a instalação de maneira simples e bastante rápida, sem a necessidade de se cortar a madeira para isso.
Sendo assim, esta é uma excelente opção para qualquer violonista que precisa de um dos melhores captadores para violão e não deseja alterar o instrumento musical.
Conclusão
Se você sente falta de um captador para violão ou deseja substituir o que já tem no seu instrumento musical, agora já sabe por onde começar.
Contudo, é fundamental comparar os modelos com bastante cuidado, observando as características mais importantes.
Além disso, procure escolher um dos melhores captadores para violão da nossa lista de sugestões para não se arrepender depois.