Melhores Dedeiras para Violão

As melhores dedeiras para violão são acessórios extremamente simples, mas que ao mesmo tempo se fazem fundamentais na hora de tocar o instrumento em vários casos.

Sendo assim, muitos músicos buscam por boas opções desse item que contribuam com a obtenção de uma excelente sonoridade nas cordas do instrumento musical.

No entanto, se você não conhecer bem esses produtos, pode até ser que eles pareçam ser todos iguais.

Mas não é bem assim. Existem várias características que ajudam na diferenciação deles, além de haver marcas e modelos diversos.

É preciso considerar, por exemplo, os ritmos musicais e a adequação dos diferentes tipos e dedeiras a eles.

O mais comum é que esses acessórios sejam usados por quem toca viola caipira. Mas existem outras aplicações.

Então, se você precisa de uma dedeira, continue lendo este guia de compras para saber tudo sobre elas e aprender a escolher uma entre as melhores dedeiras do mercado atualmente.

Melhores Dedeiras para Violão de 2024

Dedeira Shell Large D'Addario 5CSH6-5D'Addario Accessories Shell Large 5CSH6-5Melhor Dedeira para Violão7% OFFR$ 55,45 na Amazon
Dunlop 9072P Ultex ThumbpicksJim Dunlop 9072P Ultex ThumbpicksDedeira para Violão com Alto DesempenhoProduto Indisponível
Fred Kelly Slick D2B-H-8Fred Kelly Picks Slick D2B-H-8Dedeira para Violão com Excelente QualidadeProduto Indisponível
Fred Kelly Slick D2B-M-8Fred Kelly Picks Slick D2B-M-8Dedeira para Violão de Alta Aceitação no MercadoProduto Indisponível
Fred Kelly Picks Bumblebee D5T-M-3Fred Kelly Picks D5T-M-3 Delrin Bumblebee Melhor Dedeira para Violão Diversificada 2 em 1Produto Indisponível
Fred Kelly Picks Speed D3B-M-8Cussing Cups Fred Kelly Picks Speed D3B-M-8Melhor Dedeira para Violão com Custo BenefícioR$ 49,80 na Amazon
Dunlop 9003PJim Dunlop 9003PDedeira para Violão Boa e BarataProduto Indisponível

O que são as dedeiras e por que vale a pena comprar uma?

Você provavelmente já viu que alguns músicos têm a unha comprida para conseguir tocar melhor.

Isso serve para tornar o som mais forte e nítido. Ademais, por ter que se esforçar menos para fazer o som, o músico se torna naturalmente mais ágil.

Mas é importante deixar claro que tocar com dedeira não é como tocar com palheta e nem com os dedos. Ou seja, esse é um intermediário entre os dois.

A dedeira faz o papel das unhas longas, sem que você necessite mantê-las assim, tendo que conviver com o incômodo que podem provocar a algumas pessoas.

Além disso, o formato e o ângulo em que a dedeira fica no polegar torna o efeito bem diferente que o de uma unha longa.

Isso muda a inclinação da mão direita na hora de tocar. Essa característica pode ser considerada uma vantagem para algumas pessoas e desvantagem para outras.

É uma questão de hábito. A maioria dos músicos se acostuma com uma determinada forma de tocar. Depois é até difícil conseguir se acostumar com outro modo.

No entanto, é claro que as dedeiras não são vantajosas para todo mundo e nem para todos os estilos.

Em muitos casos, quando elas encostam na corda produzem um som estranho, devido ao contato com o material sólido.

Justamente por isso, as dedeiras são usadas mais comumente por quem não precisa abafar baixos na mão direita quando vai tocar uma melodia.

Por isso mesmo que a dedeira é mais usada na viola caipira, uma vez que é bem comum notas pedais soarem sobre os acordes. O som das cordas soltas são características da viola.

Em contrapartida, em muitos outros ritmos musicais, não é nada desejada essa poluição dos acordes com as notas provenientes de outros.

Ademais, com as dedeiras é possível executar o trêmulo mais facilmente, realizando as repetições, alternância ou tocando diversas cordas ao mesmo tempo.

Nesse caso, a dedeira fica precisamente presa ao polegar, ao passo que para executar a mesma técnica com uma palheta, é preciso segurar ela com pelo menos dois dedos.

Melhores Dedeiras para Violão

Qual é a diferença entre dedeira e palheta, e qual escolher?

Infelizmente, em território nacional as opções de palhetas e dedeiras são escassas, sendo mais comum os músicos comprarem produtos importados.

Hoje em dia isso não é problema porque as lojas conseguem comercializar tranquilamente produtos importados.

O mais difícil é decidir qual deles comprar. No caso de quem toca guitarra elétrica, por exemplo, a escolha mais óbvia é mesmo uma palheta, visto que as dedeiras não proporcionam a agilidade para o desenvolvimento das diferentes técnicas.

Apesar disso, há momentos em que as dedeiras são úteis. Esse é o caso de técnicas que devem ser executadas com as unhas.

Para quem toca violão também é possível usar palhetas ou dedeiras. Se você tem dúvidas sobre qual escolher, veja algumas considerações sobre isso abaixo.

Palhetas geralmente são mais práticas

Pensando no fato de que não é preciso encaixar um objeto nos dedos para conseguir tocar, as palhetas para violão são bem mais simples e práticas.

Além disso, ela é a mais escolhida para quem toca instrumentos de corda de maneira geral. Sem contar que são mais fáceis de encontrar e custam menos.

Quando se fala em palhetas, os modelos são os mesmos para os diferentes gêneros musicais, é possível conseguir resultados positivos com graves e agudos. Dá para mudar a espessura da palheta usada para melhorar os resultados nesse sentido.

Por fim, deve-se comentar que as palhetas são personalizáveis, permitindo assim várias características diferentes.

Dedeiras são mais específicas

Enquanto as palhetas se ajustam a diferentes situações, as dedeiras são bem mais específicas, uma vez que se encaixam nos dedos do músico.

Ademais, é bastante comum para quem toca violão de sete cordas ou viola caipira. O material também muda, podendo ser plásticas ou ainda de metal.

Mas é claro que alguns músicos também utilizam as dedeiras para tocar guitarra.

Fatores de comparação entre as dedeiras

Mesmo que você pense que as dedeiras são extremamente simples, tenha cuidado ao escolher, pois existem várias marcas e modelos.

Inclusive, isso pode influenciar diretamente na sonoridade obtida. Sendo assim, continue lendo esse guia para saber como comparar as dedeiras e fazer a escolha certa conforme as suas necessidades. Então, vamos lá.

Material

Se você decidiu que precisa de uma dedeira, antes de sair por aí procurando, decida qual material é mais adequado conforme as suas necessidades e preferências.

  • Ultex: é um material extremamente resistente, difícil de destruir, e que proporciona ao usuário uma grande faixa dinâmica;
  • Plástico: sem dúvidas, esse é o material mais comum em palhetas e dedeiras, que proporciona uma sonoridade mais natural;
  • Celuloide: tipo de polímero comumente usado em palhetas, pode ser usado na fabricação de diferentes modelos;
  • Delrin: tipo de plástico conhecido pela sua boa estabilidade, além de ser resistente e poder durar muito tempo, mesmo com uso frequente. Isso ocorre sobretudo porque o material se desgasta pouco com o contato com as cordas;
  • Metal: as dedeiras de metal não são tão comuns, justamente porque o custo é mais alto. No entanto, elas são especialmente úteis em casos quando se deseja obter um som mais agudo;
  • Acetato e Delrex: esses são dois tipos de materiais usados em modelos diversos de dedeiras, com espessuras e tamanhos diferentes. Além disso, eles são resistentes e conferem durabilidade. A aderência é boa e o aspecto é fosco.

O mais importante quando se fala em dedeiras é conseguir unir funcionalidade, com qualidade e durabilidade.

Nesse sentido, as de plástico são as mais versáteis e possuem um bom custo-benefício.

Dimensões das Dedeiras

É importante ficar atendo às dimensões das dedeiras, pois como elas são encaixadas no dedo polegar, a medida muda de pessoa para pessoa.

Para facilitar essa questão, existem modelos que são ajustáveis. De qualquer forma, fique atento a isso e também à faixa de ajuste, quando ele estiver presente.

A espessura das dedeiras para violão

A espessura nas dedeiras é mais uma das questões mais importantes, pois altera completamente a sonoridade.

As mais grossas chegam a até 1,5 mm e deixam o som mais aveludado e grave por causa do contato com a corda.

Os modelos menos espessos de dedeiras para violão, permitem que o som fique mais brilhante e agudo. Isso é muito desejável em bandolins, cavacos e viola caipira.

Design das dedeiras para violão

Uma boa notícia para quem busca por dedeiras para violão, é a possibilidade de se encontrar modelos diversos.

Além de cores, texturas e imagens diferentes, ainda é possível personalizar esse item da maneira que você desejar.

É possível escrever o seu nome ou colocar imagens exclusivas. Basta usar a sua imaginação para ter o design que desejar.

Quais são as Melhores Dedeiras para Violão?

Como você viu, as dedeiras não são tão simples quanto parecem, demandando atenção na escolha do modelo ideal.

Sendo assim, vamos te ajudar nessa difícil missão, mostrando quais são as melhores dedeiras para violão de 2024.

1. D’Addario Accessories Shell Large 5CSH6-5

Melhor Dedeira para Violão

Dedeira Shell Large (Pacote Com 5) D'Addario 5CSH6-5

  • Kit: 5 unidades
  • Tamanho grande
  • Material: celuloide

As dedeiras da D’Addario são reconhecidas pela sua excelência. A celuloide de alto nível proporciona a ela uma ótima durabilidade e consistência.

O kit vem com cinco unidades, sendo esta uma excelente alternativa para quem toca bastante e quer ter sempre alguns itens de reserva.

De qualquer forma, é mais fácil perder do que quebrar estas dedeiras, pois elas são fabricadas em celulose, sendo assim altamente duráveis e resistentes.

2. Jim Dunlop 9072P Ultex Thumbpicks

Dedeira para Violão com Alto Desempenho

JIM DUNLOP 9072P Ultex® Thumbpicks, médio, pacote com 4/jogador

  • Kit: 4 unidades
  • Material: ultex
  • Cor: laranja
  • Tamanho: médio

Esta é, sem dúvidas, uma das melhores dedeiras para violão. E fica fácil compreender isso, uma vez que elas são produzidas pela Dunlop.

Além disso, são feitas de Ultex, um material muito resistente e de alta qualidade, que entrega uma sonoridade muito boa.

Brilhantes e altamente duráveis, estas dedeiras estão disponíveis em tamanhos diferentes, para se adequar aos diferentes perfis.

3. Fred Kelly Picks Slick D2B-H-8

Dedeira para Violão com Excelente Qualidade

Esta é uma das melhores dedeiras do mercado atualmente, sobretudo quando se fala em um modelo mais espesso.

Apesar disso, ela conta com uma ponta plana, que deixa o toque mais suave para se tocar em qualquer ritmo.

Por não ser tão grossa e nem tão volumosa, de maneira geral, esta é uma das dedeiras mais queridas do mercado.

Por ser feita de material de qualidade, ela é resistente, ao mesmo tempo em que proporciona uma sonoridade natural e suave.

4. Fred Kelly Picks Slick D2B-M-8

Dedeira para Violão de Alta Aceitação no Mercado

Fred Kelly Picks Palheta de guitarra D2B-M-8 Delrin Slick grande média

  • Cor: laranja
  • Tamanho: média
  • Material: Delrin
  • Calibre médio 0,98 mm

Para quem busca uma das melhores dedeiras de tamanho médio, esse modelo Slick pode ser uma excelente opção.

Nem tão grande e nem tão volumosa, ela tem o tamanho perfeito, que permite o manuseio, ao mesmo tempo em que proporciona excelente sonoridade.

O pacote vem com oito unidades, entregando dessa forma um excelente custo-benefício.

5. Fred Kelly Picks D5T-M-3 Delrin Bumblebee

Melhor Dedeira para Violão Diversificada 2 em 1

Palheta de guitarra Fred Kelly Picks D5T-M-3 Delrin Bumblebee média

  • Kit: 3 unidades
  • Cor: dedeira amarela e palheta preta
  • Calibre médio 0,74 mm
  • Material: Delrin

Se você é uma daquelas pessoas que não consegue se decidir entre dedeiras e palhetas, precisa conhecer este produto 2 em 1.

Produzido pela Delrin, este é um item de alta qualidade, pensado para entregar uma sonoridade bastante natural conforme o músico toca.

Nele, a palheta e a dedeira se combinam perfeitamente, de maneira muito prática, permitindo uma grande versatilidade e facilidade na hora de tocar.

6. Cussing Cups Fred Kelly Picks Speed D3B-M-8

Melhor Dedeira para Violão com Custo-Benefício

Palheta de guitarra Fred Kelly Picks D3B-M-8 Delrin Speed grande, média, pacote com 8

  • Kit: 8 unidades
  • Cor: laranja
  • Material: Delrin
  • Calibre médio 0,98 mm

A dedeira Speed Pick Fred Kelly é o produto certo para aqueles músicos que buscam uma opção moderna, prática e eficiente para o dia a dia.

O design exclusivo foi pensado especificamente para proporcionar uma alta velocidade na hora de tocar, independentemente do ritmo.

A haste mais longa e fina é perfeita para você obter grande nitidez e precisão, até mesmo nos movimentos mais rápidos.

O local de encaixe no polegar tem um ajuste bem seguro e confortável. E o material é perfeito para entregar um som suave e natural nas cordas

7. Jim Dunlop 9003P

Dedeira para Violão Boa e Barata

Palhetas de plástico brancas Dunlop 9003P, grande, pacote com 4 jogadores

  • Kit: 4 unidades
  • Cor: branca com o logotipo Dunlop em preto
  • Calibre: médio
  • Tamanho: grande

Esta é mais uma das melhores dedeiras para violão que existem atualmente, pois ela reúne qualidade, versatilidade e um design adequado.

Fabricada pela Dunlop, esta é uma dedeira de calibre médio e tamanho grande, que se ajusta a diferentes demandas.

Por ser de tamanho grande e ter uma ponta grande, este é um modelo que tem um encaixe ergonômico e macio.

Ademais, o material é flexível na medida certa e tem uma ótima resistência. E ainda é possível a remodelagem da ponta.

Conclusão

Não tem jeito, existem momentos em que as dedeiras para violão são realmente imprescindíveis.

Se você se convenceu disso e está em busca de um ou mais modelos, lembre-se de considerar as características das quais falamos aqui neste texto.

Dessa forma, será bem mais simples escolher uma entre as melhores dedeiras que existem hoje em dia.

E se você está começando a aprender como usar estes acessórios, veja também algumas dicas de violão para quem está começando.

Deixe um comentário