Melhores Liras

As melhores liras são instrumentos de cordas que já foram muito famosos, sobretudo durante períodos da antiguidade.

Suave e harmonioso, este é um instrumento capaz de promover uma sensação de calma, relaxamento e conforto.

Este parece ser o instrumento de corda mais antigo do mundo e, segundo as lendas, foi Hermes quem a inventou.

Datando ao menos do Período Micênico, este instrumento foi extremamente importante para as récitas poéticas dos gregos que usavam o som dele como acompanhamento.

Ainda hoje esses instrumentos permanecem no mercado, mesmo sendo bem menos famosos. E se você deseja ter um, vai precisar escolher com bastante cuidado.

Neste guia de compras reunimos as informações que são mais importantes para quem está em busca de uma das melhores liras do mercado. Fique ligado em cada tópico e boa leitura!

Melhores Liras de 2024

Lira Kinnor King David'sMid-East Kinnor King David'sMelhor LiraProduto Indisponível
Lira ZWBFU WH-16Zwbfu WH-16Lira com Boa QualidadeProduto Indisponível
Lira KOCOME SelaKOCOME SelaMelhor Lira com Custo BenefícioProduto Indisponível
Lira HealiftyHealifty Harp Estilo Grécia AntigaLira Boa e BarataR$ 431,69 na Amazon

As liras ainda marcam presença no mundo da música

Como você viu, as liras são instrumentos musicais muito antigos, mas que marcam presença no mercado musical até os dias atuais.

No Império Bizantino e na Grécia moderna, as liras eram instrumentos musicais tocados em arcos bastante comuns.

Bastante característicos na música tradicional grega, naquela época existiam três tipos principais de lira: a de Creta, a de Constantinopla (polítiki lyra) e a lira do Ponto (pontiakí lyra).

Um pouco menores em relação a violinos tradicionais, as liras possuem três cordas. Na hora de tocar, o músico deve apoiar o instrumento no colo.

Na música grega, esses eram na maior parte das vezes usados como instrumento solo, acompanhando recitações dos poetas.

Apesar de não se saber muito sobre o surgimento do instrumento, e nem a forma como ele se espalhou pelo mundo, parece que em algum momento ele ressurgiu na Europa.

E foi bem no comecinho do século XX, que o músico Edmund Pracht e o construtor de instrumentos Lothar Gäertner trouxeram este belíssimo instrumento ao conhecimento do público novamente.

Conheça a estrutura da Lira

A lira é um instrumento musical clássico, que possui uma estrutura relativamente simples e fácil de compreender.

Basicamente, ela conta com a sua parte maior, que é um oco, ou caixa de ressonância; fundamental para a construção da sonoridade.

A partir deste componente, partem dois braços na posição vertical, que são chamados de montantes. Às vezes, esses braços são ocos.

Na parte superior, os braços se ligam a um tipo de barra, conhecida pelo nome de jugo. Este faz a ligação das cordas até o cavalete.

Este, por sua vez, é um componente de madeira transversal que permite a transmissão da vibração das cordas.

Curiosidades sobre as cordas de uma lira

Basicamente, as liras são instrumentos musicais bastante parecidos com harpas, mas em uma escala um pouco menor.

Mesmo sendo de um tamanho pequeno, ela ainda pode ter um número grande de cordas, que varia entre 10 a 43 na maioria dos modelos. Mas existem produtos que possuem ainda mais.

Um plectro auxilia na percussão do instrumento, que possui inclusive uma sonoridade bastante variada.

Graças a isso, é possível tocar praticamente qualquer som com uma lira. Nesse sentido, ela é bastante parecida com pianos, que também conferem sonoridades bem diversas e uma grande variedade de notas musicais.

Antigamente, as cordas eram fabricadas em materiais rústicos como tendões, ou tripas de boi ou de carneiro.

Os braços primitivos podiam ser fabricados até mesmo com chifres de cabra.

Hoje em dia, esses materiais não são mais usados, e foram substituídos por cordas de aço ou de nylon. Mas ainda assim, se você deseja um instrumento musical de qualidade, vai ter que ficar de olho nos materiais usados na fabricação para garantir qualidade e durabilidade.

Melhores Liras

Quais são as Melhores Liras?

 Mesmo que as liras não sejam mais instrumentos musicais tão conhecidos, muita gente simplesmente se apaixona pelo seu som e aparência.

Se você está entre essas pessoas e deseja adquirir um produto desses, fique de olho nas características deles, sobretudo as que influenciam na durabilidade e sonoridade.

Para te auxiliar neste processo de compra, a seguir apresentaremos uma lista com as melhores liras que encontramos no mercado hoje.

1. Mid-East Kinnor King David’s

Melhor Lira

Mini Lira Kinnor King David’s Harp – Nogueira clara e cinza
  • Cor: natural
  • Material: madeira de nogueira e de freixo
  • 10 cordas de nylon DuPont
  • Inclui bolsa de presente e ferramenta de afinação
  • Dimensões: 40,64 cm x 20,32 cm

Para quem busca uma das melhores liras do mercado, esta é uma ótima opção, que possui boa qualidade e sonoridade.

O modelo é fabricado em madeira maciça nobre de nogueira e tem uma cor bem natural, que deixa o instrumento com um aspecto clássico.

Com 10 cordas de nylon para a escala bíblica, este instrumento tem um bom som, sendo capaz de reproduzir vários tons distintos.

As cordas de nylon DuPont são rígidas, resistentes, e sua coloração ajuda na hora de tocar e afinar. E falando nisso, a afinação é bastante simples e excelente, graças aos pinos de qualidade.

2. Zwbfu WH-16

Lira com Boa Qualidade

Uma das melhores liras do mercado atualmente, este é um produto que tem design com 16 cordas de metal.

Graças a isso, o instrumento consegue proporcionar sons extremamente brilhantes e melodiosos.

O corpo feito de madeira maciça de superfície lisa também contribui com a boa sonoridade do instrumento musical.

Com orifício redondo e uma belíssima cor natural, este é um modelo requintado e que possui um acabamento excelente.

Esta lira vem acompanhada de chave de afinação, que serve para ajustar facilmente a tensão das cordas, de modo que afinar o instrumento se torne uma tarefa simples e relativamente rápida.

Para transportar o equipamento com segurança e armazená-lo sem o perigo de quebrar ou danificar, o instrumento acompanha uma bolsa de transporte própria.

3. Kocome Sela

Melhor Lira Custo-Benefício

Com design de sela, esta é uma das melhores liras que existem hoje, uma vez que proporciona uma vibração mais intensa para uma sonoridade mais agradável.

Na extremidade, o design em forma de anel proporciona uma maior consistência e estabilidade, para que o músico se sinta mais confortável para tocar.

Esta é uma lira esculpida em madeira de mogno, que tem uma excelente dureza e densidade; características essenciais para a manutenção do tom agradável.

Além do som quente, os materiais usados na fabricação deste modelo também proporcionam beleza e sofisticação. E o acabamento ajuda a deixar o instrumento ainda mais bonito.

4. Healifty Harp Estilo Grécia Antiga

Lira Boa e Barata

Para quem busca por uma das melhores liras do mercado, mas não quer investir tanto em um instrumento musical, esta é uma boa opção.

Apesar do preço um pouco mais acessível, este é um modelo fabricado em mogno de alta qualidade, que é um material bonito e resistente.

O mogno consegue proporcionar um excelente equilíbrio do som, além de uma ótima frequência, tornando assim a sonoridade ainda mais agradável neste modelo.

E para você não ficar na mão, esta lira já vem com um conjunto extra de cordas e a chave de afinação que torna o processo bem mais simples.

Conclusão

As Liras são instrumentos extremamente antigos e clássicos, mas que ainda fazem sucesso com públicos específicos.

O som relaxante é extremamente encantador e relaxante, o que faz deste um instrumento bastante desejado.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido um pouco sobre a Lira, e que te ajude a escolher uma entre as melhores da atualidade.

Dica: Confira todas nossas indicações dos vários modelos de cordofones.

Deixe um comentário