Melhores Pedais de Loop

Os melhores pedais de loop são ótimas ferramentas que ajudam os guitarristas a demonstrarem toda a sua criatividade e potencial.

Com ele é possível praticar mais facilmente, ajudar a melhorar ainda mais a sua banda e, também, criar efeitos especiais ao vivo.

Sem esse item compondo a sua pedaleira para guitarra, você estaria deixando uma grande parte do seu potencial como músico de lado.

Mas se você pretende adicionar esse item ao seu conjunto instrumental, então precisa conhecer seus detalhes e aprender a escolher um que tenha as características que se ajustem melhor ao seu perfil.

Então, acompanhe este guia para conhecer melhor os pedais de loop e aprender a escolher o mais adequado para você.

Melhores Pedais de Loop em 2024

TC Electronic DITTO X2 LOOPERTC Electronic DITTO X2 LOOPERMelhor Pedal LoopProduto Indisponível
TC Electronic DITTO Pedal para guitarra/baixoTC Electronic DITTO Pedal para Guitarra/BaixoPedal Loop de Alta QualidadeR$ 1.360,51 na Amazon
Electro-Harmonix Nano Looper 360Electro-Harmonix Nano Looper 360Pedal Loop Com Reconhecimento InternacionalProduto Indisponível
BOSS RC-1 Loop StationBOSS RC-1 Loop StationMelhor Pedal Loop Custo BenefícioR$ 1.039,00 na Amazon
NUX Loop CoreNUX Loop CorePedal de Loop Bom e BaratoProduto Indisponível

O que são os Pedais de Loop?

A maioria dos músicos considera os pedais de loop como um grampo da pedaleira. E esse é um item muito comum, amplamente utilizado no mundo todo.

Isso porque eles são ferramentas excelentes, que auxiliam em muito na criatividade para a criação de composições repletas de efeitos diferenciados.

Inclusive, o pedal te permite tocar sozinho em diversas situações. Geralmente, ao clicar no pedal de loop simples ele começa a gravar tudo o que você tocar. Para pausar a gravação, é preciso clicar novamente.

Alguns modelos gravam durante um tempo determinado e, então, param sozinhos. Mas, isso varia entre os produtos.

Então, o loop gravado pode ser reproduzido no alto-falante do seu amplificador. Com isso, você pode ouvir e tocar por cima do seu próprio som, visando desenvolver novas ideias para as músicas e inovar.

Os produtos mais complexos conseguem gravar várias músicas, permitindo assim a criação de arranjos bem mais completos sozinho.

Apesar de a maioria dos pedais ter entrada para instrumentos como guitarra e baixo, vários deles têm também entrada para microfones, além de entradas e saídas estéreo.

Mas, assim como acontece para qualquer instrumento musical ou acessório, se você ainda não conhece bem esses produtos, é melhor investir em um modelo mais simples inicialmente.

Por sorte, existem inclusive diversos modelos com valor reduzido e, também, que vêm em caixas de mini pedais.

Melhores Pedais de Loop

Como usar esses pedais?

Basicamente, os músicos utilizam os pedais de loop de duas maneiras. Enquanto alguns os usam para fazer loop dos riffs na hora, outros utilizam os pedais para acionar pré-gravações.

Diversos modelos de pedais mais modernos conseguem fazer importação e exportação de clipes de som. Dá até para salvar tudo em um cartão de memória externo, por exemplo.

Assim você sempre conseguirá facilmente arrasar nas suas apresentações, até mesmo quando elas forem ao vivo.

Sendo assim, se você estiver com um repertório ruim de efeitos nas suas músicas, talvez seja a hora de incluir um looper entre os seus equipamentos.

Esse é um acessório portátil, inclusive para quem já tem uma pedaleira. E caso o pedal se quebre, ou seja roubado, é muito mais barato de substituir do que um computador, por exemplo.

O uso também é bastante simples de maneira geral, visto que basta encostar no pedal para começar a gravação e depois tocar novamente para finalizar. O pedal continua sempre tocando o loop até você pressionar o botão de stop.

É claro que nem tudo é simples no início, porque é preciso ter bastante coordenação, prática e tempo de treino.

Sendo assim, mesmo que você não consiga os resultados desejados logo de primeira, continue tentando até que as coisas saiam como você quer.

Além disso, comece por técnicas mais simples, até que você possa desenvolver melhor as habilidades e obter o loop perfeito sempre.

Para facilitar ainda mais o uso e aprendizado, vários pedais vêm com metrônomos embutidos ou batidas de bateria predefinidas.

Entretanto, sempre que você quiser pode criar os seus próprios ritmos tocando com as cordas silenciadas.

Criar intervalos variados de notas te dá a possibilidade de aumentar em muito as opções de mixagem.

Isso porque você não precisa usar apenas um overdub. É bem legal, por exemplo, utilizar um em uma metade e outro na outra. Dessa forma é possível criar um efeito legal, como de chamada e resposta.

Até mesmo os loops mais simples possuem capacidade de armazenamento suficiente para um usuário intermediário fazer várias criações.

Nos modelos mais sofisticados, há espaço suficiente para manter gravações de vários loops, de modo que você possa criar uma setlist.

Isso pode te servir muito bem como apoio em um show, por exemplo. Ademais, é possível salvar as composições conforme você as cria.

Quais são as utilidades dos pedais de loop?

De maneira generalizada, os pedais loop possuem três utilidades básicas que você precisa conhecer antes de começar a usar esse item. Veja quais são elas a seguir:

Uso em composições

Na hora de compor suas músicas, é interessante poder ouvir as próprias criações e, assim, conseguir modificá-las da maneira que preferir.

Ouvir novamente o que tocou é bacana para saber se o riff ficou bom como você imaginou ou não.

E pode ser que o ato de se ouvir tocando também te ajude a se inspirar um pouco mais e assim modificar algumas partes ou criar outras adicionais.

Sendo assim, seja em casa ou em apresentações, sozinho ou com mais músicos, ter um pedal de loop nas suas sessões de composição é algo incrível.

Os modelos que permitem salvar e exportar loops também são especialmente úteis, sobretudo se você utilizar o acessório como um auxiliar nas composições.

Jamming

Não é sempre que os riffs precisam ser músicas propriamente ditas. Em muitos casos é possível apenas criar um novo ritmo para tocar.

No dia a dia isso pode ser bem legal e até uma forma divertida de estabelecer alguns acordes para as suas criações.

Usar os pedais de loop ao vivo

Principalmente nas bandas onde haja apenas um guitarrista, é bem comum que os músicos utilizem loops ao vivo.

Há inclusive algumas pessoas que são mais habilidosas em usar os pedais de loop, e que conseguem tocar muito bem em shows individuais.

Com um pouco de prática é possível elaborar faixas completas apenas usando loops em sequência com alguns instrumentos.

Mas para utilizar vários loops ao mesmo tempo em que sincroniza o som com um baterista, pode ser preciso contar com recursos mais avançados.

Esse é o caso das unidades que podem ser sincronizadas entre si, relógio MIDI e, também, as que possuem quantização.

O que observar antes de comprar um pedal de Loop?

Se você decidiu que precisa de um pedal de loop, então deve saber como comparar os modelos para escolher o que melhor se ajusta às suas necessidades.

Então, veja a seguir quais são os principais fatores de comparação entre os produtos.

Extensão do loop

Essa característica nada mais é do que a duração da gravação. E é preciso ter atenção a esse ponto porque nem sempre é vantajoso escolher um produto com extensão elevada.

Na verdade, a maior parte dos produtos oferece períodos bem mais longos do que o realmente necessário.

Dificilmente você vai precisar de mais do que um minuto de gravação para estabelecer a faixa do loop. Por isso, não considere apenas essa questão.

Armazenamento nos pedais de loop

Fique atento ao comparar os pedais de loop porque a maioria dos modelos não possui a opção de armazenamento interno.

Sendo assim, o equipamento descarta os loops quando você desliga o pedal. Por isso, se você quer manter as suas criações salvas, precisa de um pedal com opção de armazenamento interno.

Além disso, entre os modelos com armazenamento, você deve observar qual é a capacidade interna e verificar se o produto tem suporte para cartão de memória.

Loop mono ou estéreo?

Quando se fala em saídas estéreo, é possível executar o pedal por meio de uma plataforma semelhante ou por meio de amplificadores separados.

Em relação às entradas, contar com duas delas te dá mais possibilidades de uso do acessório. Você pode, por exemplo, conectar um microfone e, assim, adicionar o som de instrumentos de percussão ao seu loop.

Da mesma forma, é possível incluir sons de qualquer tipo, desde que eles possam ser captados por um microfone.

Quais são os Melhores Pedais Loop do mercado?

Marcas e modelos variados de pedais loop permitem a execução de sons em estilos bem variados.

Como você viu até aqui, existem variações dos produtos, então é preciso ter cuidado na hora da compra.

Para te ajudar a fazer uma boa escolha, reunimos a seguir os melhores pedais de loop em 2024 e as suas principais características.

1. TC Electronic DITTO X2 LOOPER

Melhor Pedal de Loop

TC Electronic DITTO X2 LOOPER Pedal para guitarra/baixo

  • Gravação de até 5 Minutos
  • Efeito Reverse e Half Speed
  • True Bypass
  • Conectividade USB

O TC Electronic Ditto X2 é um dos melhores pedais de loop do momento, pois possui características incríveis.

No painel frontal, este modelo apresenta design minimalista, com apenas um controle para o volume do loop.

Fora isso, basta dar um toque para gravar e outro para fazer a reprodução da gravação. Além desses comandos, para a parada existe um botão dedicado.

Há ainda dois tipos de efeitos, além da possibilidade de carregar e salvar os loops em um arquivo por meio de uma unidade USB.

Simples de usar, eficiente e bastante divertido, este é um dos melhores produtos para músicos que querem ir além em suas criações.

2. TC Electronic DITTO Pedal para Guitarra/Baixo

Pedal de Loop de Alta Qualidade

TC Electronic DITTO Pedal para guitarra/baixo

  • Gravação, de até 5 Minutos
  • True Bypass
  • Conectividade USB
  • Modo Mono e Estéreo

Se você está procurando por um pedal de loop que seja bem estruturado, tenha características bacanas e seja funcional, este produto é uma excelente opção.

A característica mais atrativa aqui são os cinco minutos de loop para a criação de sons com muitos efeitos agregados.

O design é minimalista, perfeito para quem não gosta de itens confusos e cheios de comandos. Este produto é direto e simples de usar.

3. Electro-Harmonix Nano Looper 360

Pedal de Loop Reconhecido Internacionalmente

Electro-Harmonix Pedal de efeitos Looper para guitarra Nano Looper 360

  • Áudio não comprimido, A/D/A de 24 bits e taxa de amostragem de 44,1 kHz
  • Inclui fonte de alimentação 9.6DC-200 EHX
  • 360 segundos de gravação em loop que pode ser dividido em 11 voltas diferentes

O EHX Nano Looper 360 é um dos melhores pedais de loop do mundo, que consegue reunir simplicidade e funcionalidade.

Muito simples de usar, este pedal adiciona 11 slots de memória nos quais você pode armazenar as suas criações preferidas.

Além disso, ele oferece até seis minutos de tempo de gravação de loop com alto nível de qualidade e com overdubs ilimitados.

Além disso, ele é um modelo compacto, que se adapta perfeitamente a qualquer pedaleira.

4. BOSS RC-1 Loop Station

Melhor Pedal de Loop pelo Custo-Benefício

Rc-1 | Pedal compacto Loop Station Boss Rc-1

  • Indicador de loop, com 24 segmentos de LED em formato circular
  • 12 minutos de tempo de gravação em estéreo
  • Conexões de entrada e saída em estéreo
  • Alimentação por bateria ou por fonte AC

O RC-1 é um dos melhores pedais de loop, visto que possui uma operação bastante objetiva e simples.

Com ele é possível gravar, tocar, sobrepor, desfazer e, também, fazer loops. Tudo isso com um alto nível de qualidade e excelente desempenho.

Na parte superior, é possível encontrar um indicador de loop circular que contém 24 indicadores LED. Assim fica muito mais fácil visualizar o estado dos modos que você estiver utilizando.

Este modelo te permite gravar até 12 minutos totais no formato estéreo, o que te dá possibilidades ilimitadas de criação.

Ademais, é possível utilizar amplificadores e processadores de efeito nas entradas e saídas estéreo.

Com alimentação por bateria ou fonte e uma maior flexibilidade de acionamento do pedal externo, este pedal de loop é um ótimo modelo até para os usuários mais avançados.

5. NUX Loop Core

Pedal de Loop Bom e Barato

Você não precisa gastar muito para ter um dos melhores pedais de loop entre os seus acessórios. E este modelo extremamente acessível comprova isso.

Por um preço bastante acessível, este modelo apresenta muitas qualidades e te permite fazer grandes criações.

Com até seis horas de gravação mono ou estéreo, você não precisa se preocupar com o tempo. Neste produto você encontra também rápidas mudanças de tempo, multicamadas de efeito e padrões de bateria integrados.

Conclusão

Independentemente do nível de conhecimento dos guitarristas, os melhores pedais de loop contribuem para composições ainda mais especiais.

Entretanto, existem muitas marcas e modelos diferentes desses produtos. Por isso, é fundamental ter calma para fazer a escolha certa.

Mas agora que você já terminou de ler este artigo, está preparado para escolher um entre os melhores pedais de loop do ano.

Deixe um comentário