Melhores Tamborins

Os tamborins são instrumentos musicais pequenos, mas que marcam presença nos ritmos, sobretudo em rodas de samba.

Apesar de o som não ser tão potente, ele consegue dominar o ambiente e orientar o ritmo adequado para uma determinada música.

Seja para tocar samba ou para fazer exercícios de percussão, os tamborins devem estar presentes.

Mas a escolha do instrumento musical nem sempre é simples, visto que existem muitas marcas fabricantes, bem como diversos modelos.

Então, para te ajudar, elaboramos um guia de compras completo com as características mais importantes desses produtos.

No final você encontra ainda um elenco dos melhores tamborins do ano para comprar e não se arrepender.

Melhores Tamborins de 2024

Tamborim Timbra 8663Timbra 8663Melhor TamborimProduto Indisponível
Tamborim Contemporânea 203CContemporânea 203cTamborim de Qualidade com Baqueta8% OFFR$ 177,98 na Amazon
Tamborim Timbra 8671Timbra 8671Melhor Tamborim Custo-BenefícioProduto Indisponível
Tamborim Torelli TT 404Torelli TT 404Melhor Tamborim com Bom PreçoR$ 78,90 na Amazon
Tamborim LuenLuen 41002PTTamborim Bom e BaratoProduto Indisponível

O que são os tamborins?

Primeiramente, é bom entender o significado do termo, que é o diminutivo de tambor ou trompete. Sendo assim, o tamborim está presente em qualquer local onde haja samba.

Seja em uma pequena roda de amigos ou em uma grande comemoração no Carnaval, esse instrumento e o seu som marcante não podem faltar.

Enquanto a maioria dos instrumentos de percussão é de difícil manuseio e transporte, o tamborim é compacto e bastante confortável de se tocar.

Além disso, como o tamborim é leve e compacto, fica fácil armazená-lo em sua residência, independentemente do espaço disponível no local.

Ademais, você pode levar o tamborim para onde for, sendo que ele cabe até mesmo no interior de uma bolsa. Assim fica bem mais fácil deixar as rodas de samba agradáveis.

Por fim, pode-se dizer que o tamborim é um instrumento que estimula a socialização e interação entre as pessoas, já que ele não faz som sozinho.

A maioria das pessoas que toca tamborim está sempre acompanhada de outros instrumentistas que compõem a roda de samba.

Tudo o que você precisa saber é movimentar as mãos da maneira adequada para conseguir obter o som desejado.

Melhores Tamborins

Vantagens e desvantagens do tamborim

O tamborim é um instrumento compacto, com muitos benefícios para quem decide se arriscar no aprendizado das técnicas.

E o primeiro benefício é, sem dúvidas a possibilidade de se aprender a tocar facilmente, visto que bastam alguns movimentos com as mãos para obter sons incríveis.

É claro que é preciso desenvolver técnicas específicas para chegar a um nível profissional e, para isso, é necessário se dedicar à prática.

Entretanto, isso costuma ser bem mais simples e rápido em relação a outros tipos de instrumentos.

A regulagem também é bastante simples e intuitiva, bastando bater na pele e movimentar as chavinhas até obter a sonoridade desejada.

Os tamborins possuem variação no número de aros. Assim, enquanto alguns modelos possuem apenas quatro, há outros que contam com até doze aros e são bem mais complexos.

Agora falando das desvantagens, é preciso dizer que o tamborim é um instrumento pensado para a realização de movimentos repetitivos, de acompanhamento.

Por isso, esse não é um instrumento musical com o qual você vai conseguir fazer música sozinho. É preciso contar com a companhia dos demais instrumentos musicais típicos das escolas de samba.

Outro ponto negativo desse produto é a sua fragilidade. Isso porque ele não resiste a quedas e impactos mais fortes.

Essa é uma verdade que vale inclusive para os modelos mais avançados, como é o caso dos tamborins de madeira e de aço inox.

Fatores de comparação entre os modelos

Assim como acontece para qualquer instrumento musical, é fundamental ter atenção com a escolha do tamborim, de modo a selecionar um modelo adequado para as suas necessidades.

Isso vai depender de uma série de fatores, que incluem o material do corpo, da membrana, o tamanho, entre outras questões.

Então, veja a seguir o que há de mais importante para se comparar os tamborins e as observações sobre cada ponto.

Diâmetro em polegadas

Um dos principais pontos a considerar na hora de escolher um dos melhores tamborins para comprar é a medida do diâmetro do produto.

A maioria dos modelos mede seis polegadas, pois esse é um tamanho bastante ideal para a movimentação das mãos do ritmista.

Com um instrumento desse tamanho é fácil movimentar o item. Mas, para quem preferir, existem também tamborins com diâmetros bem maiores, de 8, 10 ou 12 polegadas.

Entretanto, tenha em mente que quanto maior for o instrumento musical, mais difícil é de fazer a pega e o manuseio.

Sendo assim, sobretudo para pessoas menos experientes, é indicado priorizar modelos menores.

Material dos tamborins

O material de fabricação do corpo do tamborim é uma característica que tem relação direta com a durabilidade do produto.

Lembre-se de que esses são instrumentos naturalmente sensíveis, que podem se quebrar com facilidade.

Por isso, prefira os modelos que possuem corpo de aço inox ou de alumínio para evitar que ocorram danos facilmente.

Os modelos com corpo de madeira também resistem muito bem ao uso no dia a dia, sendo bastante queridos em rodas de samba por causa da sonoridade específica que produzem.

Existem também modelos de plástico, mas esses são bem menos resistentes e tendem a se quebrar conforme se faz o aperto das tarraxas no dia a dia.

O alumínio é uma boa opção, mas em alguns modelos ele é frisado e pode acabar machucando um pouco os dedos nas apresentações.

Material da pele

Além de se analisar o material do corpo do instrumento musical, é importante considerar o material da pele.

A maioria dos modelos possui pele leitosa sintética, que é mais rígida e durável. Então, se a sua intenção for apenas praticar com esse instrumento, pode optar por um modelo com pele muda.

Nesse caso o instrumento emite um som bem abafado, que é bem mais baixo, diminuindo assim o incômodo às pessoas ao redor.

Número de tarraxas

As garras ou tarraxas são essenciais para a união entre o tamborim e a sua pele. E a função desse elemento é justamente manter a pele bem firme.

Além disso, é por meio da movimentação das tarraxas que se pode afinar o instrumento musical, lembrando que quanto mais apertada a pele ficar, mais agudo é o som que o instrumento musical emite.

Outra questão importante é que o número varia entre 6 e 12 tarraxas, o que pode modificar a maneira de segurar o instrumento.

Quanto menor for esse número, mais espaço sobra para você segurar o tamborim. Se o instrumento tiver muitas tarraxas, é possível machucar os dedos ao tocar.

Peso dos tamborins

Obviamente, o tipo de material e as medidas do instrumento influenciam diretamente no peso dos tamborins.

Tendo isso em mente procure escolher um modelo que te proporcione o máximo conforto ao segurar.

Lembrando sempre que para tocar o tamborim se utiliza apenas uma das mãos. Para isso é preciso manter o instrumento suspenso e movimentar a mão sem parar.

Sendo assim, dependendo do tempo que você passar treinando, isso pode ser bastante cansativo. Então, para sessões mais longas, prefira modelos de tamborins mais leves.

Prefira modelos que tenham até 350 gramas de peso para evitar dores musculares e conseguir uma boa agilidade de movimentação.

Baqueta e chave de afinação

Para aproveitar ao máximo o seu tamborim, você precisará de uma baqueta que te ajude a tocar e obter a sonoridade desejada. Então, adquirir um modelo que já venha com baqueta costuma ser bastante vantajoso.

É claro que é preciso observar qual é o tipo de baqueta que acompanha o produto porque nem todas são de qualidade ou voltadas para uso profissional.

Há também modelos de tamborins que já vêm com chave de afinação, que serve para fazer o ajuste das tarraxas e, assim, obter o som desejado.

Escolha o design conforme o seu estilo

Em relação ao design, os tamborins variam no que diz respeito ao tipo de material e número de tarraxas, características que conferem aspecto variado aos instrumentos musicais.

A maioria dos tamborins tem a mesma cor do material usado na sua fabricação. No entanto, existem marcas que produzem tamborins coloridos.

Atualmente você pode encontrar modelos amarelos, azuis, vermelhos e, até mesmo, multicoloridos.

Sobretudo em rodas de samba essa é uma característica muito legal, que ajuda a conferir um efeito bem diferenciado.

Isso tem tudo a ver com os ritmos alegres do Brasil, sobretudo o samba, não é mesmo? Combine a cor do instrumento com as suas preferências ou, até mesmo com a cor da sua fantasia de carnaval.

Quais são os Melhores Tamborins?

Depois de conhecer as principais características dos tamborins e aprender a comparar os modelos, pode ser que você esteja ansioso para comprar logo um instrumento novo.

Entretanto, não faça isso sem antes dar uma olhada na lista de melhores tamborins de 2024 escolhidos por nós.

1. Timbra 8663

Melhor Tamborim

Tamborim de 6 Polegadas em Madeira com Aro Dourado e Pele Leitosa - 8663

  • Medida: 6” polegadas
  • Pele leitosa (sintética)
  • 12 Afinadores
  • Corpo de madeira revestido de fórmica
  • Aro dourado

O tamborim Timbra ocupa o primeiro lugar da nossa lista porque reúne uma série de características bastante vantajosas para esse tipo de instrumento musical.

Fabricados a partir de madeiras especiais selecionadas, esses tamborins conseguem oferecer sonoridade incomparável.

As ferragens do instrumento também contam com revestimento dourado, o que confere-lhe uma aparência muito mais bonita.

Além disso, o fundo de aderência e a dupla camada de verniz contribuem para deixar esse instrumento musical ainda mais bonito, resistente e durável, mantendo inclusive a cor por muito mais tempo.

2. Contemporânea 203C

Tamborim de Qualidade com Baqueta

TAMBORIM ALUMINIO

  • Tamanho: 6″ polegadas
  • Material do disco: Alumínio liso
  • Material da pele: Nylon leitoso
  • 8 tarraxas
  • Peso: 330 g

Esse não é apenas mais um entre os melhores tamborins do mercado atualmente, mas é também um produto com excelente relação de custo-benefício.

Com apenas 330 gramas de peso, esse é um modelo de alumínio liso com boa resistência e, também, muito prático e confortável de manusear.

Além disso, esse produto já vem com baquetas e chave de afinação, facilitando assim o ato de tocar.

Com isso é mais fácil economizar na compra desses itens. Com seis polegadas de tamanho, esse é um instrumento de tamanho perfeito para o manuseio adequado.

3. Timbra 8671

Melhor Tamborim Custo-Benefício

Tamborim de 6 Polegadas em Madeira com Aro Cromado e Pele com a Bandeira do Brasil - 8671

  • Medida: 6” polegadas
  • Pele de poliéster estampada com a bandeira do Brasil
  • 12 afinadores
  • Corpo em madeira revestido de fórmica
  • Aro cromado
  • Afinadores niquelados

Esse é mais um dos melhores tamborins Timbra, fabricados a partir de madeiras exclusivas, pensadas para proporcionar uma sonoridade perfeita ao instrumento musical.

Fabricado em aço cromado, esse é um produto muito resistente e também bonito, que ainda vem com doze afinadores.

Para dar um melhor acabamento ao produto, esse tamborim conta com um fundo especial de aderência, além de uma dupla camada de verniz. Isso é essencial para manter a cor original durante muito mais tempo.

4. Torelli TT 404

Melhor Tamborim com Bom Preço

Kit Tamborim Pele Leitosa Torelli TT 404 BCO Baqueta Tripla

  • Cor: branco
  • Medida: 6″ polegadas
  • Material do corpo: plástico injetado
  • 6 afinadores
  • Acompanha baqueta tripla TQ003

Esse é um dos melhores tamborins que você pode encontrar atualmente. E o melhor de tudo é que ele tem preço atrativo em comparação aos demais produtos semelhantes.

Fabricado em plástico injetado, esse é um produto mais básico, para quem busca um instrumento leve e de entrada.

Os seis afinadores te auxiliam a deixar o som da maneira que deseja, conforme as músicas que for tocar. E a baqueta tripla auxilia na obtenção dos ritmos musicais.

5. Luen 41002PT

Tamborim Bom e Barato

Tamborim Luen 06 Abs Preto Com Pele Leitosa

  • Cor: aro preto
  • Material: pele leitosa em ABS (sintética)
  • Medidas: 6” polegadas
  • 6 afinações
  • Ferragens cromadas

Se você está em busca de um tamborim barato e que vale a pena, dê uma olhada nesse produto da nossa lista.

Esse é um modelo básico, mas altamente versátil, que proporciona uma sonoridade excelente, compatível com esse tipo de instrumento.

Além disso, ele possui ferragens cromadas, que deixam o visual mais bonito e protegem o instrumento.

A pele leitosa contribui para uma sonoridade mais agradável e condizente com esse tipo de instrumento musical.

Conclusão

O tamborim é um instrumento musical pequeno, simples, relativamente fácil de tocar, e que não pode faltar em ritmos como o samba.

Na hora de comprar um instrumento desse tipo, você deve ter atenção a alguns detalhes que são essenciais.

Mas, agora que você já sabe quais são eles, está preparado para escolher o mais adequado entre os melhores tamborins do ano.

Deixe um comentário