Melhores Marcas de Baixo

Se você quer fazer um som de verdade, precisa conhecer as melhores marcas de baixo, pois essas são bem tradicionais e oferecem instrumentos de qualidade.

Baixistas como Paul McCartney, Roger Waters, Cliff Burton, Steve Harris, Gene Simmons, Joey DeMaio e Flea são grandes inspirações para os músicos, uma vez que eles possuem habilidades únicas e são ótimos no que fazem.

Obviamente, por mais que esses sejam grandes nomes da música, por trás de cada um existe também um instrumento musical de qualidade.

A indústria de instrumentos musicais é bastante ampla, atualmente existem muitos fabricantes que atuam com linhas de produtos diversas.

Mas se você está se perguntando quais são as melhores marcas de baixo, precisa acompanhar esse texto até o final. Vamos lá.

Melhores Marcas de Baixo de 2024

GibsonGibsonVer Modelos na Gibson
FenderFenderVer Modelos na Amazon
IbanezIbanezVer Modelos na Amazon
RickenbackerRickenbacker
Ver Modelos na Rickenbacker
WarwickWarwickVer Modelos na Warwick
YamahaYamahaVer Modelos na Amazon
SchecterSchecterVer Modelos na Schecter
Music ManMusic ManVer Modelos na Amazon
LaklandLaklandVer Modelos na Lakland
SpectorSpectorVer Modelos na Spector
Melhores Marcas de Baixo

Quais são as Melhores marcas de baixo?

Entre as melhores marcas de baixo, existem aquelas que se tornaram verdadeiramente icônicas por conta das suas características anatômicas e qualidade. Há também marcas novas no mercado que apresentam produtos com um preço mais acessível, porém de alta qualidade.

Ademais, muitos músicos famosos que usaram ou ainda usam instrumentos musicais produzidos por elas também ajudaram a aumentar a popularidade.

É bem provável que você até as conheça. Sendo assim, veja a seguir quais são:

Melhores marcas de baixo: Gibson

Gibson

O nome Gibson costuma ser mais lembrado pelos icônicos modelos de guitarra, como a lendária Les Paul.

No entanto, a empresa também conta com uma linha de contrabaixos, se destacando mundialmente na fabricação desse tipo de instrumento.

Mesmo que esses não sejam tão famosos, com certeza seguem padrões rigorosos de qualidade e sonoridade.

Pode ser até que você conheça o contrabaixo modelo Thunderbird, que se popularizou por ser usado pelo baixista Nikki Sixx do Mötley Crüe.

Com uma aparência bem interessante, esse baixo tem construção inspirada nas guitarras modelo Firebird.

Mas este não é o único tipo. Um dos mais queridos pelos baixistas é o modelo Les Paul, que segue mais ou menos as mesmas características das guitarras, tendo o braço colado e o corpo em mogno.

Os baixos Gibson são conhecidos pela sonoridade forte e carga de grave maior. E é por isso que eles marcam presença em produções de rock, soul, fusion, jazz e reggae.

Fender

Fender

Em primeiro lugar, falaremos daquela que é, com certeza, a mais popular entre as melhores marcas de baixo.

A Fender é uma gigante, que fez história com os seus instrumentos musicais, uma vez que desenvolveu linhas voltadas para todos os perfis de músicos.

Sobretudo nos anos 60, quando se falava em baixo, já se podia esperar que houvesse um instrumento Fender.

Como característica usual, os baixos Fender são lembrados por serem do tipo clássico, conterem quatro cordas, e por terem captadores passivos.

No entanto, a marca também conta com alguns modelos de instrumentos de cinco cordas e captadores ativos.

Os contrabaixos da marca mais conhecidos são os modelos Jazz e Precision Bass. Os dois foram desenvolvidos e produzidos nos Estados Unidos.

São esses os dois mais conhecidos, que foram responsáveis por ditar os padrões da indústria nos últimos tempos.

No entanto, com tanta fama assim, é de se esperar que para ter um instrumento da marca seja preciso gastar uma bela quantia.

Qualquer instrumento musical produzido pela Fender americana terá um custo de venda realmente bastante elevado.

Para quem deseja economizar um pouco nessa aquisição, uma saída é adquirir um instrumento produzido na Fender mexicana.

Nesse caso, a qualidade é garantida pela marca, mas o custo é um pouco mais baixo porque a produção se dá nas instalações do México.

Alguns dos nomes mais famosos da música mundial contribuíram para a fama da marca, como Steve Harris (Iron Maiden), Jaco Pastorius, Geddy Lee (Rush), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Roger Waters (Pink Floyd) e muitos outros de diversos estilos.

Mas se você está se perguntando se a fama da empresa se deve apenas a uma marca, saiba que não.

Os produtos Fender realmente são excelentes. Isso porque são produzidos a partir de matérias-primas de ótima qualidade, sobretudo as madeiras.

Os padrões de construção e qualidade também são extremamente elevados. Isso pode ser sentido na qualidade do som e na durabilidade dos produtos.

Dessa forma, a Fender sempre será lembrada como uma das melhores marcas de baixo do mundo.

Ibanez

Ibanez

A Ibanez é uma das melhores empresas de baixo, que iniciou os seus trabalhos no Japão, primeiramente fabricando réplicas de instrumentos americanos.

Mas ao longo das décadas passou por constante evolução, chegando à produção dos seus próprios instrumentos. Hoje em dia, a marca é uma grande exportadora.

Quando se fala em guitarra, a marca é bastante reconhecida no metal. No entanto, os contrabaixos extrapolam isso, sendo bastante reconhecidos também em estilos como o jazz, por exemplo.

Entre os modelos disponíveis, as linhas SR e BTB são bem populares e reconhecidas por conta do braço, que é mais fino e bastante confortável. Isso é ótimo para dar mais velocidade e ritmo.

O sistema eletrônico também é bastante moderno e versátil, além de ser uma marca reconhecida pela qualidade dos materiais e ótimo acabamento.

Deve-se considerar que entre as melhores marcas de baixo do mercado, a Ibanez é uma que está em constante evolução, uma vez que vem crescendo cada vez mais, sobretudo ao que se refere ao design e eletrônica dos instrumentos musicais.

E se você estiver iniciando agora a tocar baixo, saiba que a Ibanez possui uma linha bem interessante para esse público.

O GSR200 é um exemplo disso, sendo um modelo excelente sobretudo para quem se dedica a gêneros musicais como o Hard Rock e Metal.

Melhores Marcas de Baixo: Rickenbacker

Rickenbacker

Os contrabaixos Rickenbacker também são bastante conhecidos. Pode-se dizer que a empresa contribuiu para a formação histórica do rock’n’roll nos últimos anos.

Com produtos de qualidade e boa sonoridade, a empresa conquistou um lugar de destaque entre as melhores marcas de baixo, principalmente para o rock.

Mesmo que a marca não tenha conquistado a mesma fama de outras empresas, grandes nomes como Lemmy Kilmister e Paul McCartney imortalizaram a marca Rickenbacker.

Entre todos os modelos da marca, o 4003 é bastante conhecido, sendo uma evolução do renomado 4001.

Este se destaca por conta do corpo sólido e robusto, compondo um design clássico e pelos captadores cromados.

Infelizmente, mesmo sendo uma das melhores marcas de baixo de todos os tempos, ela não é tão popularizada, principalmente entre os músicos mais jovens.

Warwick

Warwick

A alemã Warwick é uma das melhores marcas de baixo, merecendo um lugar de destaque na nossa lista.

Aqui no Brasil a marca não é tão disseminada, mas os seus produtos são ótimos. Existem modelos que se destacam, como o Streamer, Thumb e Corvette, que realmente valem cada centavo investido na compra.

 Construídos a partir de madeiras diferenciadas, esses produtos possuem um ótimo acabamento. Inclusive, muitos músicos consideram esses os melhores baixos do mundo.

Obviamente, essa é uma marca mais recomendada para os músicos que são profissionais do baixo, ou para quem possui bastante dinheiro para investir.

No entanto, quem deseja ter um produto de alto padrão gastando um pouco menos, pode investir na segunda linha, chamada de Rockbass, que tem preços mais acessíveis, sem decepcionar em qualidade e timbre.

Inclusive, existem muitos nomes famosos que usam modelos da marca, como Mike Inez (Alice in Chains), Pete Trewavas (Marillion), Sam Rivers (Limp Bizkit), Tony Garnier (Bob Dylan), Adam Clayton (U2), Rex Brown (Pantera) e Robert Trujillo (Metallica).

Yamaha

Yamaha

A Yamaha é uma das melhores marcas de instrumentos musicais, que tem uma ampla gama de produtos, incluindo pianos, guitarras, baterias, flautas e sanfonas.

Mas quando se fala em contrabaixos, a qualidade dos produtos é verdadeiramente espetacular. A empresa, que já atua desde 1966 nesse mercado, aposta em timbres diferentes, que se adaptam aos mais diversos estilos musicais.

Dentro da linha de baixos existe uma grande variedade, de modo que a empresa conta com itens que atendem desde os iniciantes, até os músicos profissionais e mais exigentes.

A linha TRBX, por exemplo, é conhecida por conta das construções avançadas e detalhadas, além de contar com componentes de alto nível.

Sendo assim, se você deseja adquirir um instrumento produzido por uma das melhores marcas de baixo, tenha a certeza de que a Yamaha é uma boa opção independentemente do seu nível de conhecimento.

Schecter é uma das melhores marcas de baixo em custo-benefício

Schecter

Schecter é, com certeza, uma das melhores marcas de baixo que existem. Além disso, ela também é conhecida por ter uma relação de custo-benefício bastante favorável.

Com um preço mais acessível em relação a outras marcas e modelos, essa é uma ótima escolha de instrumento musical para Heavy Metal e Hard Rock.

Os componentes e materiais aqui são de alto nível, como por exemplo, captadores EMG, Eq’s ativos e tops em Maple, típicos de modelos mais caros.

Outra coisa que vale a pena comentar é que a empresa possui uma linha de produtos ampla, que inclui modelos e características ideais para todos os gostos, estilos e necessidades.

De qualquer forma, sempre existe um queridinho, não é mesmo? Nesse caso é o Stiletto, que impressiona pela qualidade, sem ter um preço tão alto.

Music Man

Music Man

Figurando entre as melhores marcas de contrabaixo do mundo, essa é uma daquelas que tem uma pegada única, bem diferente da maioria das outras.

Pertencente à empresa Ernie Ball Inc., a marca conta com um produto que se destaca entre os demais: o modelo Sting Ray.

Mas existem também outros que são bastante reconhecidos entre os melhores contrabaixos do mercado, como Bongo, Sterling e Cutlass.

Entre os principais diferenciais observados nos produtos da marca, está o uso de captadores do tipo Humbucking, que são grandes e encorpados.

Eles são conhecidos por proporcionarem uma sonoridade mais encorpada e por ajudarem no cancelamento de ruído.

Isso confere ao instrumento musical a versatilidade necessária para se tocar diferentes ritmos musicais.

Entre os músicos famosos que apreciam esses captadores mais agressivos, braços pesados e uma maior capacidade de equalização, pode-se citar: Cliff Williams (AC/DC), John Myung (Dream Theater), Dave LaRue, Matt Bissonette (Elton John), Rob Blasko (Ozzy Osbourne), Flea (Red Hot).

Lakland

Lakland

A Lakland é mais uma das melhores marcas de baixo, mesmo que ainda seja relativamente nova no mercado.

Em pouco tempo de existência, a empresa americana já conseguiu conquistar uma grande legião de clientes, uma vez que preza pela qualidade e pela sonoridade dos instrumentos musicais.

 Algo que atrai a atenção em muitos dos instrumentos da marca é a característica bem clássica deles. Inclusive, alguns se inspiram em grandes ícones, como a Fender Jazz.

O problema é que a marca ainda não é tão comum no Brasil, tornando difícil e caro adquirir um instrumento da marca.

É claro que existem opções mais acessíveis, como é o caso dos produtos da série Skyline e Lakland.

Melhores Marcas de Baixo: Spector

Spector

Apesar de essa não ser uma das marcas de guitarra mais renomadas, ela se destaca bastante como opção para os contrabaixos.

Os produtos se destacam bastante por terem um timbre amadeirado e quente, além de possuírem um acabamento excelente.

Por este motivo, muitos dos músicos que se dedicam a estilos como jazz e metal têm escolhido os baixos Spector.

Assim como acontece para outras marcas, essa também conta com um modelo favorito, que no caso é o NS.

Aqui também temos o mesmo problema daquele comentado sobre outras marcas. Os produtos chegam com preço elevado ao Brasil.

De qualquer forma, a segunda linha, Performer, conta com opções bem interessantes para músicos com nível de conhecimento intermediário.

FAQ: Perguntas Frequentes sobre Marcas de Baixo:

Se você tem dúvidas sobre as melhores marcas de baixo, acompanhe os próximos itens deste texto, dê uma olhadinha nas perguntas e respostas que separamos.

Quem inventou o baixo?

A história do baixo tem início no século XV, mas a forma como o instrumento é visto atualmente surgiu em 1930.

Paul Tutmarc era músico na época, e foi o primeiro a mostrar ao público um baixo elétrico com as características atuais. Isso ocorreu em Seattle, nos Estados Unidos.

Qual é a diferença de baixo e contrabaixo?

Por mais que às vezes se refira ao mesmo instrumento usando os dois termos, o ideal seria uma separação adequada entre eles.

A se saber, o que se chama de baixo é o modelo elétrico, enquanto que o contrabaixo seria o modelo acústico.

Qual o nome de quem toca baixo?

Baixista ou contrabaixista é o nome usado para se referir aos instrumentistas que se dedicam aos estudos e execução de músicas utilizando baixos, sejam eles elétricos ou acústicos.

Por que o contrabaixo tem esse nome?

Assim como acontece para muitas palavras usadas no português, o termo deriva do Latim bassus, “curto, baixo, atarracado”, que tem relação direta com a característica do instrumento de emitir sons fortes.

Qual é a função do baixo numa banda?

O baixo tem um som bem particular e marcante. Por isso, a finalidade do instrumento musical é a de direcionar, conduzir a música.

Ademais, vale salientar que entre os instrumentos pertencentes a uma banda, o que mais acompanha o baixo é a bateria.

Quais são as 4 cordas do baixo?

Os baixos tradicionais são instrumentos musicais dotados de quatro cordas, afinadas de maneira padrão (E, A, D, G).

Essas são as mesmas notas presentes na guitarra, mas elas devem ficar uma oitava abaixo.

Quais são as notas do baixo?

Dó – Dó#/Réb – Ré – Ré#/Mib – Mi – Fá – Fá#/Solb – Sol – Sol#/Láb – Lá – Sib – Dó, que se repetem em um ciclo contínuo.

Conclusão

Agora que você já conhece as melhores marcas de baixo, está mais preparado para adquirir o instrumento ideal conforme as suas necessidades e orçamento disponível.

Deixe um comentário