Para quem está começando a descobrir o mundo dos instrumentos musicais, uma das maiores perguntas é se a guitarra Memphis é boa.
Muitas pessoas, sobretudo as mais jovens, têm o sonho de aprender a tocar um instrumento musical, mais especificamente, a guitarra.
Mas para ter sucesso nos primeiros passos, é necessário escolher um instrumento musical com muita sabedoria.
Somente assim é possível aprender e também treinar as primeiras músicas tranquilamente e obter êxito.
Entre os maiores questionamentos, está a questão de qual instrumento adquirir, sobretudo para iniciantes.
Provavelmente, ao buscar opções de modelos mais simples e que sejam bons para o dia a dia, você se depare com a guitarra Memphis.
Essa é uma opção de guitarra do tipo Stratocaster, que tem tudo o que você precisa para dar os primeiros passos no mundo da música.
Mas antes, você precisa saber se a guitarra Memphis é boa e se vale a pena adquirir o modelo. Então, falaremos sobre isso neste guia de compras.
Qual a Melhor Guitarra Memphis?
Tagima Fiesta Red MG-30 | Melhor Guitarra Memphis com Preço Bem Acessível | R$ 999,00 na Amazon |
Conheça a fabricante
O primeiro passo para saber se a guitarra Memphis é boa é conhecer o fabricante do produto. Então, saiba que esse instrumento musical é produzido pela Tagima.
A marca é renomada, e os seus produtos possuem uma excelente qualidade de modo geral. Mesmo sabendo disso, é legal você conhecer um pouco melhor essa história desde o início.
No ano de 1986, a empresa Tagima foi com o mesmo nome do seu fundador. A princípio, todos os instrumentos eram produzidos de maneira completamente artesanal.
Por conta da qualidade e desempenho, não demorou muito para que as guitarras se destacassem e começassem a atrair olhares.
A primeira delas foi a Marutec Music, que inclusive fez uma negociação e adquiriu a Tagima no ano de 1996.
Após essa aquisição, todos os instrumentos musicais da marca passaram a ser fabricados a partir de processos industriais.
Ademais, você deve saber que a Tagima foi a primeira empresa de instrumentos musicais do Brasil a exportar guitarras nacionais, levando modelos brasileiros para outros países.
Como analisar se a guitarra Memphis é boa?
Definir se um instrumento musical é ou não de qualidade não é tão simples, mas com o amplo acesso à informação que temos disponível hoje em dia, isso se torna mais fácil.
Até um tempo atrás você tinha que testar a guitarra ou pedir a opinião de alguém que já tivesse o instrumento em mãos, para assim poder avaliar.
Além disso, também é possível buscar pela opinião dos usuários, seja em lojas, em sites de reviews ou, por meio de vídeos.
Quando observamos as opiniões dos usuários percebemos que a maioria fica extremamente satisfeita com a qualidade dos produtos.
O portal Reclame Aqui é mais um ambiente bastante interessante, onde é possível buscar pela opinião de compradores a respeito de alguma empresa.
No portal Reclame Aqui é possível ler as avaliações dos clientes. Vale a pena salientar que a Tagima surpreende positivamente nesse quesito.
A nota da empresa é 9,9 o que é realmente um marco, pois são poucas as empresas que possuem avaliações tão boas.
Um dos principais destaques fica por conta do alto índice de resposta e de solução dos problemas, que é de 100% nos dois casos.
Disso, pode-se afirmar que a Tagima é uma empresa que está crescendo e que se mostra extremamente confiável, sendo uma excelente opção de compra de maneira geral.
Stratocaster é o modelo principal
Memphis é uma linha de produtos secundária pertencente à Tagima que tem como principal característica, a qualidade e um ótimo custo-benefício.
Em relação ao modelo Stratocaster, o destaque fica por conta da grande versatilidade e adequação aos mais diversos estilos musicais.
Esse é provavelmente o tipo de guitarra mais famoso em todo o mundo, que se popularizou inclusive por conta de lendas do instrumento como Jimi Hendrix, Yngwie Malmsteen e Eric Clapton.
A característica que se destaca nesse produto é a presença de três captadores do tipo single-coil, além de uma chave seletora com cinco opções.
O material que predomina é o Basswood. Mas falaremos mais sobre as principais características a seguir:
Corpo sólido
A guitarra Memphis é boa para quem procura por um modelo de corpo sólido, ou seja, maciço. Mas é importante ter em mente que nesse caso a amplificação será possível apenas quando houver à disposição um amplificador elétrico que reproduza o som.
Para entregar uma sonoridade bem robusta, necessária sobretudo no pop e rock, as cordas são de níquel.
Captadores Single-coil
Os single-coil são os captadores mais populares que podem ser encontrados no mercado hoje em dia. O modelo foi desenvolvido pela Fender, mas atualmente está presente em guitarras de diferentes marcas e modelos.
Entregando uma sonoridade bastante adequada, limpa e brilhante, esse é o tipo mais usado em ritmos como o blues e o rock, por exemplo.
Madeira da Guitarra
Como é sabido, o tipo de madeira influencia diretamente na beleza, durabilidade e, sobretudo, na sonoridade dos instrumentos musicais.
Por isso, para descobrir se a guitarra Memphis é boa para as suas necessidades, é necessário conhecer as especificidades dos seus materiais. Veja a seguir quais são os dois principais:
- Basswood: um dos tipos de madeira mais comuns em guitarras. A principal característica é a ênfase em frequências médio-graves. Essa é a madeira adequada para quem busca por um nível elevado de estabilidade sonora;
- Maple: um dos principais tipos de madeira usado nos braços das guitarras. Funciona muito bem como suporte para as cordas, entregando uma excelente sonoridade.
Presença de ponte tremolo
Outra característica bem interessante que se destaca e ajuda na análise de se a guitarra Memphis é boa é a presença da ponte tremolo.
Mesmo que demande um pouco de prática no manuseio, esse modelo é interessante porque expande as possibilidades, uma vez que o tom da guitarra muda conforme se modifica o posicionamento da alavanca. Isso permite a criação de efeitos bem interessantes.
Quantidade de trastes
As guitarras possuem número variado de trastes na escala, podendo chegar a até 30. No entanto, a Guitarra Memphis possui a quantidade mais comum, ou seja, 22 trastes.
Nesse caso, se tem uma escala com espaço suficiente para que se possa formar os acordes adequadamente, o que é satisfatório para a maioria dos músicos.
As guitarras Memphis são todas iguais?
Dentro da linha Memphis, existem basicamente dois modelos de guitarra, sendo uma Telecaster e a outra Stratocaster.
Neste texto tratamos especificamente sobre a Stratocaster que é mais comum e que está disponível nos e-commerce.
Em relação ao modelo MG-30, não há muito o que escolher, uma vez que a fábrica estabelece um padrão de produto.
Mas você ainda pode buscar por um produto que tenha a cor de que você mais gosta. O modelo conta com uma boa variedade delas.
Existem cores como azul, preta, branca, marrom, vermelha, entre outras. Dessa forma, com certeza haverá uma que vai te agradar.
A seguir, falaremos um pouco sobre as especificidades do modelo.
Tagima Fiesta Red MG-30
Melhor Guitarra Memphis com Preço Acessível
- Cor: vermelha e branca
- Modelo: Stratocaster
- Captadores: 3 single coil
- Controles: 3 knobs, 1 para volume, 2 para tone e chave seletora com cinco posições
- Tarraxas: cromadas e blindadas
- Trastes: 22
- Ponte: tremolo com alavanca
A primeira coisa sobre a qual vale a pena falar em relação à guitarra Memphis é o material. Isso porque eles são de boa qualidade.
A MG-30 conta com materiais que inclusive são vistos nos modelos mais famosos da Fender, ou seja, corpo em Basswood e braço em Maple.
Para complementar o visual e a qualidade, o produto conta com tarraxas blindadas, conferindo assim uma excelente afinação e manutenção ao produto.
Como ela vem com alavanca inclusa, o músico pode aproveitar para fazer alguns efeitos bem interessantes, sem permitir que haja desafinação do instrumento musical.
No que diz respeito ao timbre, é um dos maiores destaques dessa guitarra, colocando-a como um dos melhores modelos no quesito custo-benefício.
O som é limpo, o que surpreende bastante por este ser uma das principais guitarras Stratocaster baratas.
Ademais, o timbre é versátil, como uma Stratocaster deve ser. Então, este modelo se adequa às demandas de praticamente todos os guitarristas, sendo uma boa opção para a maioria dos músicos.
Prós:
- Modelo leve e com boa pegada;
- Bom Timbre;
- Acompanha alavanca de tremolo.
Contras:
- Itens mais básicos.
Veja Mais Opções
No link abaixo você confere outras guitarras da marca.
Afinal a Guitarra Memphis é boa?
Após ler este texto, é possível perceber que a guitarra Memphis é boa. Afinal de contas, ela tem tudo que um músico necessita em uma guitarra.
Mesmo que seja mais indicada para iniciantes, o modelo tem como vantagem a versatilidade e adaptação aos mais diversos estilos musicais.
Com uma ótima configuração, o custo-benefício neste caso é muito bom. Então, pode-se dizer que vale a pena investir nesse modelo de excelente timbre.
Sendo assim, pode confiar que a guitarra Memphis é boa, sendo uma excelente opção para compra.