Melhores Baterias Eletrônicas

Entre todos os instrumentos que existem, as melhores baterias eletrônicas são conhecidas pela versatilidade, complexidade e por serem modernas.

Geralmente, o modelo é usado por aqueles bateristas que não contam com um bom sistema de isolamento acústico.

Também são excelentes opções para estúdios e para locais de estudo e ensaio onde não haja muito espaço disponível.

Isso porque é possível manter o equipamento desconectado de um amplificador e, assim, conseguir fazer com que ele fique quase totalmente silencioso. Desse modo é possível tocar sem incomodar ninguém.

É interessante perceber que são muitas as marcas do setor musical que fabricam este tipo de produto, o que dá uma grande variação entre os modelos.

Então, se você busca por um produto deste tipo, precisa ter cuidado ao comparar os tipos e as suas características mais importantes.

E este guia de compras vai te ajudar a fazer justamente isso e também vai te mostrar quais são as melhores baterias eletrônicas do mercado hoje.

Melhores Baterias Eletrônicas de 2024

Bateria eletrônica Alesis MIDI USBAlesis Command MIDI USBMelhor Bateria EletrônicaProduto Indisponível
Bateria Eletrônica Yamaha DTX452KYamaha DTX452KBateria Eletrônica de Alta QualidadeR$ 6.899,00 na Amazon
Bateria Eletrônica Alesis Nitro Mesh KitAlesis Nitro MeshMelhor Bateria Eletrônica com Preferência InternacionalProduto Indisponível
Bateria Eletrônica Roland TD-1K V-DrRoland TD-1K V-DrumMelhor Bateria Eletrônica Com Custo BenefícioProduto Indisponível
Bateria Eletrônica C. Ibanez X-Pro ED10C. IBANEZ X-PRO ED10Bateria Eletrônica Boa e BarataR$ 4.435,00 na Amazon

Baterias eletrônicas ou acústicas?

Sobretudo para as pessoas menos experientes e que estejam iniciando os estudos com a bateria eletrônica agora, uma das principais dúvidas que surgem é qual modelo vale mais a pena.

Por isso, é importante ter em mente qual é a diferença entre os modelos eletrônicos e acústicos.

A principal diferença entre as duas consiste na sonoridade. No modelo acústico o som tem uma característica mais natural, enquanto a eletrônica tem vários modos de programação e efeitos gravados.

Na eletrônica também é possível ter um melhor controle sobre o volume, o que atrai bastante a atenção dos músicos em geral.

A acústica, por sua vez, emite um som mais encorpado. Mas se você quer saber mais sobre isso, não perca os próximos tópicos.

Principais benefícios das baterias eletrônicas

A bateria eletrônica é um produto que vem conquistando cada vez mais os músicos que buscam um instrumento prático e moderno.

Até algum tempo atrás, o som desses equipamentos não era muito bom, soando demasiadamente artificial.

No entanto, hoje em dia isso mudou muito, uma vez que o instrumento ganhou tecnologias avançadas. Com isso, um modelo eletrônico pode ter uma sonoridade superior a modelos intermediários da bateria convencional.

Mas na verdade, existem vários motivos interessantes para se investir em uma bateria eletrônica. Confira os principais são:

  • Versatilidade: são muitos efeitos sonoros disponíveis que se pode tocar nos tambores;
  • Mais compacta: o modelo precisa de um espaço bem menor em relação às baterias convencionais. Por isso, são boas até para apartamentos;
  • Maior controle de volumes: sem um amplificador, a bateria eletrônica é bem silenciosa. Você pode até mesmo usar fones de ouvido para tocar sem incomodar ninguém;
  • Conexões: use a bateria com equipamentos de áudio e dispositivos eletrônicos, como computadores e tablets;
  • Tocabilidade: com um rebote bem maior, as baterias eletrônicas são mais leves de tocar. É preciso fazer bem menos força, o que diminui o cansaço do músico e o desgaste das baquetas;
  • Recursos extras: há modelos de baterias eletrônicas que contam com sons já programados e também metrônomos inclusos, que podem tornar a bateria mais versátil e atrativa;
  • Custo-benefício: as baterias eletrônicas em geral possuem recursos muito avançados por um preço que compensa bastante.

Viu só quantas vantagens? Se você acha que a bateria eletrônica é o modelo certo para as suas necessidades, continue lendo este texto para saber mais sobre o produto.

Como escolher a melhor bateria eletrônica?

Se você acha que realmente precisa ter uma das melhores baterias eletrônicas na sua casa, saiba que existem muitos detalhes que são essenciais nesses produtos.

Essencialmente, você deve escolher um que tenha as características que procura, que esteja dentro do seu orçamento e que tenha qualidade e durabilidade.

A seguir falaremos sobre todas essas questões importantíssimas para você fazer a escolha certa.

Configuração e número de peças

Quando se fala em configuração das baterias eletrônicas, deve-se ter em mente que a característica se refere ao número e tipos de peças que compõem o kit.

Quanto maior for o número de pads, mais completa será a bateria, e maior será a quantidade de sons possíveis de se reproduzir com ela.

Os músicos profissionais, que possuem um nível mais avançado, geralmente preferem configurações com mais do que 8 peças.

Mas independentemente do seu nível de conhecimento, o ideal é buscar por uma configuração que tenha pelo menos 7 peças, para ampliar suas possibilidades.

Os componentes mais importantes são pad de caixa, de chimbal e pelo menos 2 pads de pratos e de tons.

Número de recursos no módulo das baterias eletrônicas

O módulo é um componente importantíssimo nas baterias eletrônicas, uma vez que é este o responsável pelo armazenamento dos sons e o processamento de informações.

Sendo assim, quanto maior for o número de recursos disponíveis no módulo, melhor será a bateria. Os mais interessantes são:

  • Kits (pré-sets): são aqueles ritmos que já vêm no módulo e que você pode utilizar como acompanhamento para os seus estudos musicais;
  • Sons: as baterias eletrônicas vêm com timbres. Quanto maior for o número deles, maiores são as possibilidades de uso do instrumento musical;
  • Conexões USB e MIDI: é por meio da conexão que os sons saem da bateria eletrônica e passam para outro dispositivo.Por isso, é importantíssimo ter conexões adequadas e que sejam funcionais conforme as suas necessidades;
  • Metrônomo: é um recurso bem importante para a mensuração do tempo da música, pois ele emite um sinal que tem um intervalo regular, dado em batidas por minuto, sendo muito importante para os estudos;
  • Saídas Auxiliares: é um recurso que permite a conexão da bateria com os fones de ouvido.

Além desses pontos, observe outros recursos, como painéis e a distribuição dos botões, por exemplo. Isso é fundamental para se tocar adequadamente as baterias eletrônicas.

Racks modulares ou não?

Entre as principais características a se observar nas baterias eletrônicas, pode-se citar o rack modular.

Isso porque os modelos mais simples e menores são específicos para a bateria que ele acompanha.

Mas existem também os modelos modulares, que dá para expandir para adicionar peças adicionais ou organizar melhor a bateria, deixando o conjunto mais bem organizado.

Da mesma forma, é importantíssimo observar o material. Os de alumínio, por exemplo, são resistentes, práticos e bem levinhos, podendo ser levados para qualquer lugar.

Os modelos de aço são ainda mais resistentes, mas também tendem a ser mais pesados. Por isso, veja qual se ajusta melhor ao que você precisa.

Verifique as tecnologias sonoras

Atualmente, já existem modelos bem modernos de baterias eletrônicas, que contam com tecnologias voltadas para oferecer um som mais dinâmico e realista.

Sendo assim, fique de olho em detalhes como os sistemas dual song e choke system, localizados nos pads de tambores e pratos, respectivamente. Eles podem fazer toda a diferença.

Dimensões dos Pads e estilo dos pratos

Diferentemente do que acontece com as baterias acústicas, nas baterias eletrônicas o tamanho dos pads não faz diferença nenhuma para a sonoridade.

No entanto, se o pad for pequeno demais, isso pode fazer diferença na sensibilidade, sendo ainda mais importante se ele for do tipo dual song.

Isso porque as zonas alternativas não vão ter uma boa separação, e pode ser que você acabe tocando com a baqueta no local errado.

Sendo assim, o ideal é prezar por pads de tambores que tenham pelo menos 8 polegadas, e pad da caixa com pelo menos 10 polegadas.

Por outro lado, os pads dos pratos de ataque podem ter dimensões entre as 10” e 12” polegadas.

Por fim, observe qual é o estilo dos pads de pratos, e sempre prefira o formato que se assemelha a um prato real, pois assim você poderá realizar os mesmos movimentos da bateria comum.

Formato dos bumbos e pedais

Fique atento na hora de comprar as baterias eletrônicas, uma vez que modelos não vêm com pedal de bumbo, e outras não são compatíveis com pedais comuns porque possuem um formato específico.

Alguns modelos específicos também podem vir sem um pad de bumbo, de modo que o som é emitido somente quando o músico pisa no pedal.

Fique atento com a escolha, para comprar um modelo que seja mais versátil. Os pads com pelo menos 8 polegadas são melhores, visto que possibilitam o uso de pedal duplo, por exemplo.

Acessórios adicionais nos kits de baterias eletrônicas

As baterias eletrônicas são instrumentos musicais caros, que exigem um grande investimento. E como se isso não bastasse, muitas vezes ainda é preciso adquirir itens adicionais.

Sendo assim, sempre priorize modelos que já incluam os itens de que você vai precisar, pois geralmente, se eles já vêm inclusos no kit, o custo-benefício é melhor.

Fique de olho nos modelos que já venham com baquetas, bancos e ferramentas, por exemplo. Quanto mais completo o kit, melhor. Mas escolha um que venha com itens de que você vai precisar mesmo.

Quais são as melhores baterias eletrônicas do mercado?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre as baterias eletrônicas e descobriu como elas funcionam, está na hora de pensar em qual modelo pretende comprar.

Se você não tem ideia sobre qual escolher, dê uma olhadinha em alguns modelos que separamos para você.

1. Alesis Command MIDI USB

Melhor Bateria Eletrônica

Alesis Kit de malha para bateria Command – Bateria elétrica com conectividade MIDI USB, mais de 600 sons de bateria eletrônica e acústica e almofadas de malha de zona dupla

  • Peles Mesh em tecido para uma resposta superior ao tocar
  • Pad de caixa Mesh dual-zone de 10”
  • 3 pads de tom Mesh dual-zone de 8”
  • Pad de bumbo Mesh de 8” com suporte
  • Pedal de bumbo
  • Pratos: ride de 10” com choque, crash de 10” com choque e de chimbal de 10”

Se você busca por uma das melhores baterias eletrônicas do mercado, este kit pode ser a opção certa para você.

Com este kit, é possível tocar usufruindo ao máximo do instrumento, que vem com peles Mesh que proporcionam uma experiência incrível.

Este é um kit composto por um bumbo de 8” polegadas, uma caixa dual zone com pele mesh de 10 polegadas e três tons de 8” polegadas dual zone com pele mesh.

Além disso, o kit conta com pratos ride, crash e chimbal com pedal. O módulo ainda vem com 74 kits de bateria, sendo 54 já prontos e mais 20 do usuário.

Por conta da conexão USB, é possível criar os seus próprios sons e carregar eles para a bateria, além de mais de 60 sons.

A rack também é muito boa e sólida.

2. Yamaha DTX452K

Bateria Eletrônica de Alta Qualidade

Bateria Eletrônica DTX 452K Preta Yamaha

  • 10 kits de bateria pré configurados
  • 10 funções de treinamento embutidas
  • Pad de caixa de 3 zonas
  • Pedal de bumbo autêntico
  • Aplicativo Yamaha Rec N ‘Share
  • Módulo acionador de bateria com 287 vozes de bateria e percussão e 128 sons de teclado

O kit de bateria eletrônica Yamaha DTX452K é um modelo que conta com uma sonoridade e recursos altamente aprimorados.

Além disso, ela acompanha uma rack com quatro colunas, que tem ótima estabilidade. Vem também com almofadas mais suaves, músicas atualizadas e funções aprimoradas para treinos.

O módulo acionador vem ainda com 287 vozes de bateria e percussão e 128 sons de teclado. Isso sem falar nos 10 kits predefinidos que podem ser substituídos por configurações personalizadas.

O módulo também inclui 10 sessões de treinamento para todos os níveis de habilidade, além de 10 músicas para tocar junto e praticar.

Há ainda o aplicativo do instrumento, o Yamaha Rec N ‘Share, que passou por atualizações, e agora possui ferramentas de treinamento bem melhores.

3. Alesis Nitro Mesh

Melhor Bateria Eletrônica com Preferência Internacional

Bateria Eletrônica Alesis Nitro Mesh Kit de 8 com Tons Mesh Mais de 300 Sons e Pedal de Bumbo e Rack

  • Pads de mesh dinâmicos e confortáveis
  • Pads mesh de 8”
  • Caixa com dual zone, três tons single zone
  • Kick pad com pedal de bumbo incluído
  • Pratos de 10”: ride, chimbal e crash com função choque
  • Módulo Eletrônico Nitro: 40 kits clássicos e modernos ready-to-play — 385 sons de bateria e percussão — 60 faixas, sequenciadores, metrônomo e gravador de desempenho integrados

Para quem está em busca de uma das melhores baterias eletrônicas, este kit com 8 peças parece ser uma excelente escolha.

Com peles Mesh, pedal de bumbo e rack, este kit ainda tem 385 sons que te ajudam a criar efeitos incríveis, que se adequam a qualquer situação e estilo musical.

As peles mesh são responsáveis por proporcionar um som mais natural e com uma boa resposta, bem silenciosa.

Além de 3 pads de prato de 10″, pedais customizados de hi-hat, pedal e rack de alumínio, este modelo vem ainda com todos os cabos, fonte de energia e chave de afinação para uma instalação simples.

4. Roland TD-1K V-Drum

Melhor Bateria Eletrônica com Custo-Benefício

Roland TD-1K Kit de bateria V de nível de entrada com almofada de borracha

  • Com almofada de borracha
  • 15 kits de bateria expressivos
  • Design ergonômico
  • Suporte de bateria resistente com ajuste rápido de altura
  • Funções de treino e músicas internas
  • Pads: 1x caixa, 1x bumbo, 1x controlador de chimbal, 3x tons, 2x pratos, 1x chimbal

Se você deseja ter uma das melhores baterias eletrônicas na sua casa, precisa conhecer este modelo, super versátil e funcional, que serve para quase qualquer estilo musical.

Ele conta ainda com funções superdivertidas, além da possibilidade de gravação e treinamento, que permitem desenvolver as suas habilidades e melhorar a performance.

Esta bateria eletrônica tem o que a maioria das pessoas busca: som excelente, sensação incrível, excelente durabilidade e um desempenho incrível.

Isso tudo em um kit compacto, que cabe até mesmo dentro de casa.

5. C. IBANEZ X-PRO ED10

Bateria Eletrônica Boa e Barata

Bateria Eletrônica XPRO ED10 Preto C.IBANEZ

  • Módulo programável: 20 sons de acompanhamento + 26 Kits presets + 15 kits de usuário
  • 2 saídas para pads extras
  • Pratos com função Choke
  • Módulo com saída L/R, MIDI e USB Metrônomo
  • Pads Dual Zone: 1x caixa 10”, 2x tons 8”, 1x pad de surdo 8”, 2x pads de pratos 12”, 1x pad de chimbal 10”, 1x pad de bumbo 8”, 1x pedal de bumbo, 1x pedal (simulador) do chimbal

A Bateria Eletrônica C. Ibanez X-Pro ED10 merece estar na nossa lista devido aos seus ótimos recursos, por um valor bem mais acessível em relação a maioria dos modelos semelhantes.

O instrumento é extremamente conveniente, seja para tocar no dia a dia, seja para transportar o instrumento de um lugar para outro.

Apesar de ser compacto, este é um modelo supercompleto, que proporciona várias funcionalidades aos usuários.

Além disso, ela conta com uma excelente tocabilidade e um excelente acabamento que proporciona durabilidade e resistência ao modelo.

O modelo é indicado principalmente para os estudantes que precisam praticar sem incomodar ninguém com o barulho.

Conclusão

Hoje em dia, as baterias eletrônicas conseguem proporcionar uma experiência muito boa para quem as utiliza, sobretudo em termos de sonoridade.

Além disso, o instrumento conta com uma série de benefícios, entre os quais, não fazer barulho quando é ligada a um amplificador. Isso sem falar que o modelo é compacto e portátil.

Mas se você tem a certeza de que precisa de uma das melhores baterias eletrônicas do momento, lembre-se de comprar os modelos com cuidado, considerando todas as características sobre as quais falamos aqui.

Dica: Se você gostou das baterias eletrônicas também irá gostar de saber quais são as melhores baterias acústicas e conhecer mais sobre elas.

Deixe um comentário