Se você tem contato com estúdios de música ou está pensando em montar um, é bem provável que tenha ouvido falar em um dos melhores pré-amplificadores.
Como você pode supor pelo próprio nome do produto, esse item compõe o primeiro ponto de passagem e parada de um sinal, antes que ele possa chegar ao amplificador.
Nele o sinal elétrico é amplificado, tornando-se suficientemente forte para seguir adiante, sem ruídos que atrapalhem a qualidade do som.
Isso é fundamental porque o sinal deve estar bom para que possa chegar a alto-falantes e, a maior parte dos microfones não possui uma boa potência de sinal.
Sendo assim, se você estiver planejando um estúdio, vai precisar de um equipamento desse tipo. Mas a escolha do melhor produto costuma não ser nada simples.
Na hora de comprar surgem muitas dúvidas. Por isso, preparamos este guia para te ajudar a sanar todas as suas dúvidas.
Assim, você terá a certeza de fazer uma boa escolha. E pode usar também a nossa lista com os melhores pré-amplificadores, e fazer a compra certa.
Melhores Pré-Amplificadores de 2024
Focusrite SCARLETT 18I20 | Melhor Pré Amplificador | R$ 7.258,00 na Amazon | |
Focusrite SCARLETT OCTOPRE | Melhor Pré Amplificador Custo Benefício | Produto Indisponível | |
Avalon VT-737sp | Pré Amplificador Profissional com Qualidade Premium | Produto Indisponível | |
Behringer UMC202HD | Pré Amplificador Bom e Barato | 12% OFFR$ 1.089,00 na Amazon |
O que são os pré-amplificadores?
Se você tem dúvidas sobre o que são os pré-amplificadores, ou preamps, saiba que eles basicamente são equipamentos que vão aumentar o nível de sinal, transformando-o em sinal de linha.
Eles possuem duas funções fundamentais, que são: lidar com as alterações que existem entre fontes que possuem níveis de linha diferentes e, amplificar a intensidade do sinal elétrico antes de enviá-lo ao amplificador definitivamente.
Com isso, o sinal se torna suficientemente intenso para que possa ser processado mais adiante, com uma saída bem mais limpa e com menos ruídos.
Dessa forma, qualquer canal de entrada com controle de ganho pode funcionar como pré-amplificador.
E esse item está presente em muitas mesas de gravação e, até mesmo em hardwares externos do tipo “mic-in”.
Por que devo utilizar um pré-amplificador de microfone?
Antes de adquirir um entre os melhores pré-amplificadores, você precisa ter a certeza de que realmente precisa de um.
Como já foi dito, esse dispositivo auxilia na amplificação do sinal elétrico de um determinado aparelho ou instrumento.
No caso dos microfones, o sinal é captado e transformado em um sinal eletrônico, mas que não é muito intenso.
Dessa forma, ele precisa passar por um pré-amplificador que vai deixar esse sinal adequado para alcançar equipamentos alto-falantes e permitir que eles toquem o som com eficiência.
Isso é primordial porque se você tentar ligar o microfone diretamente no amplificador, vai perceber que ele não tem um bom volume para isso.
Ademais, como o sinal tem baixa potência, o som terá muito ruído, que interfere na qualidade do áudio.
Esse problema acontece porque os amplificadores precisam de um sinal de linha para a reprodução adequada. Mas a maioria dos microfones têm sinal muito baixo.
Essa premissa vale não apenas para os amplificadores, mas também para outros equipamentos de som e áudio.
Quando os pré-amplificadores são necessários?
Organizar e equipar um estúdio é algo bastante trabalhoso e, que em geral custa bem caro. Então, é necessário selecionar muito bem os equipamentos que vai comprar.
Pelo menos de início, os itens menos importantes devem ficar de fora. Então, é importante verificar se os pré-amplificadores são necessários realmente para você.
Se você pretende fazer uso profissional de diversos equipamentos de som, precisa verificar se os itens que escolheu já possuem pré-amplificadores de fábrica.
Em caso positivo, você não vai precisar gastar dinheiro para adquirir um à parte. Mas se eles não tiverem, você terá que fazer esse investimento em prol da qualidade.
O importante é contar com um pré-amplificador, seja ele interno ou não. Caso o contrário o nível de sinal vai ficar ruim e você vai sentir que algo está faltando.
Conheça os tipos de pré-amplificadores de microfone
Assim como acontece com outros produtos de som, como os microfones, existem diversos tipos de pré-amplificadores.
Antes de escolher um para o seu estúdio, é fundamental conhecer os principais tipos e conhecer as diferenças mais importantes entre eles.
Isso é fundamental para saber qual se adapta melhor a cada tipo de microfone.
Pré-amplificador para microfone valvulado
Como o próprio nome sugere, os microfones valvulados utilizam válvulas para aumentar o sinal.
Esses produtos emitem um som mais quente e encorpado. Mas os pré-amplificadores valvulados são conhecidos por distorcerem bastante o som.
Apesar disso, você não precisa ter medo de fazer a compra porque vai perceber que a distorção característica desse produto é, na verdade, bem legal e deixa as suas gravações mais interessantes.
As válvulas distorcem muito bem o som, mas as pessoas têm medo porque em amplificadores transistorizados (solid state), isso não acontece.
Nesse caso, a Distorção Harmônica Total (THD ou Total Harmonic Distortion) é vista como um ponto negativo.
Por isso, as válvulas acabam sendo mal vistas nesse sentido. Então, para diminuir a rejeição, os fabricantes estão lançando cada vez mais produtos com níveis reduzidos de THD.
Nesses produtos as válvulas conseguem amplificar o som com boa eficiência, sem distorcer nada.
Mas fica aqui a observação de que se você quiser atingir a potência máxima, vai acabar sentindo um pouco de distorção.
Além disso, existem pré-amplificadores feitos à mão, que funcionam muito bem nesses casos. Mas é mais difícil conseguir encontrar um desses.
Pré-amplificadores de estado sólido ou transistorizados
Esses são os pré-amplificadores que não utilizam válvulas e, que basicamente funcionam apenas como um ponto de transição que amplifica o sinal do microfone.
Nesse caso, a amplificação é possível graças aos componentes internos, design do próprio produto e, em alguns casos, o circuito do transformador.
Esse é um tipo muito apreciado pelas pessoas que buscam por um sinal mais limpo, transparente e com índices mínimos de distorção.
Um ponto positivo aqui é que esse produto consegue tolerar índices de ganho muito grandes sem provocar distorções.
Mas deve-se observar aqui que de alguma maneira a sua gravação vai receber distorções através de plugins de saturação. Portanto, pense que você terá que se preocupar com isso posteriormente.
Sendo assim, o melhor a fazer para ter uma gravação de qualidade é realmente permitir níveis mais leves de distorção, ok?
Pré-amplificadores híbridos
Os pré-amplificadores híbridos são aqueles que combinam a tecnologia dos produtos de válvula e de transistores.
Pode ser até que você não se sinta atraído por esse modelo, mas a verdade é que ele pode ser incrível porque combina as melhores características de cada tipo.
Assim, você pode se beneficiar muito mais desse modelo, pois terá recursos incríveis e muito úteis.
A maioria dos modelos desse tipo é bastante semelhante a um produto transistorizado, mas vem com um modo valvulado que ajuda a deixar o som mais quente.
Pode-se dizer ainda que os ‘solid state’ agem na entrada, enquanto os de válvula agem na saída do som.
Pré-amplificadores de channel strip
Os preamps de channel strip, ou preamps do canal, funcionam em combinação com outros processadores de sinal inseridos no mesmo canal.
Dessa forma, você tem todos os recursos de que necessita para as suas gravações em um mesmo lugar.
A maior vantagem nesse caso é ter equalizadores e compressores já incluídos no mesmo item. Isso dá uma maior versatilidade, eficiência e qualidade ao som.
Como principais benefícios aqui, deve-se citar a facilidade de uso, além de um índice muito menor de ruído em relação ao uso das unidades separadamente.
Quais as vantagens de se utilizar um Pré-Amplificador?
Se você ainda está em dúvidas se realmente vale a pena adquirir um entre os melhores pré-amplificadores, precisa conhecer as maiores vantagens que eles te proporcionam. São elas:
Qualidade de som superior
Em volume mais baixo, não dá para perceber problemas de qualidade, mas se você prestar mais atenção, consegue identificar o ganho que existe com o uso de pré-amplificadores.
Esse incremento na qualidade do som acontece porque o circuito recebe um aprimoramento, graças à transparência, mesmo no caso de configurações com ganho superior.
Ganhos muito maiores
Dependendo do modelo do microfone, é preciso conseguir um ganho muito grande para compensar a baixa dinâmica de saída.
Isso acontece, por exemplo, nos modelos de fita. Dificilmente será possível alcançar mais do que 60 dB de ganho com um pré-amplificador interno.
Por isso, o melhor a se fazer é usar um modelo à parte.
Som com características especiais
Esse é o maior benefício de se utilizar pré-amplificadores de qualidade para um microfone externo.
Mesmo os modelos de microfones que possuem pré-amplificadores internos, não proporcionam características de som tão agradáveis quanto os produtos dedicados a isso.
Os pré-amplificadores embutidos conseguem melhorar um pouco o sinal elétrico, mas não conseguem proporcionar características diferenciadas aos arquivos de áudio.
Então, se você quiser apenas obter um som limpo e transparente, é provável que o amplificador interno te atenda bem.
Mas se você busca por recursos mais específicos e diferenciados, vai precisar realmente de um amplificador externo. Além disso, lembre-se de que nos modelos externos o índice de ruído é muito inferior.
A versatilidade dos modelos de pré-amplificadores externos também é algo que você precisa considerar.
Além disso, esses modelos também contam com recursos como atenuadores, cortes de graves e inversor de fase.
Fatores de comparação entre os produtos?
Antes de fechar a compra de um entre os melhores pré-amplificadores de microfones, você precisa saber o que exatamente utilizar como fator de comparação entre os itens.
Veja a seguir os principais pontos pelos quais você deve se orientar:
Recursos operacionais
Essa é uma questão muito ampla, que abrange diversas características. Mas basicamente, você precisa dar uma olhada nas características dos pré-amplificadores e determinar as que são mais importantes para você.
Número de canais e presença de saídas digitais são dois exemplos bastante relevantes. Mas não deixe de observar também se o produto tem inversor de polaridade, phantom power, filtro high-pass (passa-altas) e outras opções.
Qualidade do som
Quando se fala em equipamentos de som, é claro que a qualidade é o maior fator de comparação.
Você precisa escolher um produto que esteja dentro do seu orçamento e que atenda às suas principais necessidades, mas jamais deve se distanciar do fator qualidade.
Quais os Melhores Pré-Amplificadores?
Os pré-amplificadores são essenciais para a boa qualidade do som obtido de um microfone, por exemplo.
Mas para usufruir ao máximo do produto, você precisa saber escolher um modelo que realmente seja adequado para a sua necessidade.
Se ainda estiver em dúvidas sobre quais são os melhores pré-amplificadores atualmente, veja a nossa lista de sugestões a seguir:
1. Focusrite Scarlett 18I20
Melhor Pré-Amplificador
- 18 Entradas e 20 Saídas
- 8 preamps,
- 192kHz/24 bits
O Scarlett 18i20 é um produto que auxilia nas gravações e, que possui oito pré-amplificadores de elevada qualidade Focustrite.
São 18 entradas e 20 saídas, que te permitem ligar todos os equipamentos que precisar sem se preocupar.
O design também impressiona, graças à construção em um chassi de alumínio. Isso também confere ao produto a robustez e resistência necessárias para melhor aproveitamento de uso.
Este é um produto que te acompanha em todos os seus projetos, inclusive se você precisar se deslocar.
O Modo AIR consegue simular de forma eficiente os pré-amplificadores ISA de maior sucesso.
O Pro Tools – First – Focusrite Creative Pack, proporciona a você 12 plugins extra, inclusive o Eleven Lite, muito interessante para emulação de amplificadores de guitarra. O Black Op é mais um entre os mais usados em ‘overdrives’ e distorções.
2. Focusrite Scarlett OctoPre
Melhor Pré-Amplificador Custo-Benefício
- 8 canais
- 24 bits/192kHz,
- 8 saídas de linha e saídas ADAT – MacomPC
Assim como acontece para diversos outros produtos, escolher um item que tenha bom custo-benefício é ótimo porque você paga um preço justo pelos recursos que o item possui.
O OctoPre merece estar nesta lista de melhores pré-amplificadores porque conta com ADAT embutido, ou seja, uma saída que suporta faixas que chegam a até 110 dB.
Além disso, ele possui tecnologia anti-clip, que impede a redução do som, mesmo quando ocorrem picos maiores na saída.
Este é um produto projetado para suportar muito bem os níveis mais extremos. Inclusive, ele é um dos melhores pré-amplificadores para bateria.
Um ponto positivo neste produto é a presença de medidores de entrada de LED, que parecem ser insignificantes, mas te dão uma maior praticidade em ambientes escuros.
3. Avalon VT-737SP
Pré-Amplificador Profissional com Qualidade Premium
- 3 entradas: microfone, instrumento e linha
- 4 controles de compressão: limite, compressão, ataque, liberação
- Ajustes de EQ: 4 bandas, filtros hi / low shelf, fator Q
O Avalon VT 737SP é um dos melhores pré-amplificadores porque proporciona ao usuário uma qualidade premium, de nível realmente profissional.
Isso graças aos recursos incríveis que este produto possui.
Ele conta basicamente com três entradas (Mic/Line/Instrument), com quatro tubos de vácuo, um opto-compressor, além de um equalizador de varrimento de 4 bandas.
Além disso, conta com um amplificador de saída de tubo, capaz de funcionar com índices muito reduzidos de ruído.
Na entrada do microfone, o transformador oferece um incremento de pelo menos 30 dB. E o compressor pode se ligar a algum outro dispositivo.
4. Behringer UMC202HD
Pré-Amplificador Bom e Barato
- 2 entradas e 2 saídas
- Qualidade de áudio de 24 bits
- Conversor AD/DA em 192Khz
Se você quer adquirir um entre os melhores pré-amplificadores existentes atualmente e não quer investir muito na compra do produto, essa interface da linha U-Phoria da Behringer pode ser uma excelente opção.
As interfaces da marca são produzidas pensando especificamente em te permitir soltar a sua criatividade.
Obtenha sons de excelente qualidade, usando os 2 canais com pré-amplificadores Midas XLR Combo, com entradas de linha P10 1⁄4 TRS com Phantom Power +48v.
Tudo isso graças aos pré-amplificadores Midas, bem como os conversores AD/DA 192Khz de excelente desempenho.
Ademais, este é um item de latência reduzida compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac OS e Linux.
Conclusão
Ao se falar na escolha de um entre os melhores pré-amplificadores, é preciso considerar o uso que você pretende fazer do equipamento.
De maneira geral, esses são produtos que servem para amplificar um sinal elétrico de som. Mas existem recursos adicionais que fazem a diferença.
Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre como os pré-amplificadores funcionam e tem em mãos uma lista dos melhores produtos, está na hora de escolher o mais adequado para as suas necessidades.