Melhores Vitrolas

Por mais que esses sejam equipamentos que pareçam ultrapassados, as melhores vitrolas ainda fazem bastante sucesso com os amantes da música boa.

Durante algum tempo, elas foram esquecidas devido à popularidade de produtos mais modernos, cheios de tecnologia.

Mas agora voltaram com tudo, como um grande ícone vintage, que está cada vez mais popular entre colecionadores e amantes da música.

Cada vez mais, ouvir discos é um hobby, pois quem aprecia a boa música alega que esse tipo de mídia tem uma qualidade muito superior.

Assim, esses são aparelhos modernos, mas que possuem um toque nostálgico, que é o que mais chama a atenção dos amantes da verdadeira música.

Além disso, não se pode desconsiderar a questão do design desse tipo de produto, que é muito bonito, sofisticado e, que deixa qualquer decoração mais vistosa.

Mas antes de fazer a compra do melhor produto para ouvir as suas músicas favoritas, você precisa observar uma série de questões fundamentais para a escolha.

Sendo assim, continue lendo este guia para saber mais informações sobre isso e, para conhecer as melhores vitrolas dos últimos tempos.

Melhores Vitrolas de 2024

Victrola Mini SystemVictrola Mini SystemMelhor VitrolaProduto Indisponível
Raveo Stadio BTRaveo Stadio BTMelhor Vitrola Retrô em MadeiraProduto Indisponível
Pulse Perkins Turntable- SP365Pulse Perkins Turntable - SP365Vitrola Boa e BarataProduto Indisponível
Ribeiro e Pavani Dallas ClassicRibeiro e Pavani Dallas ClassicVitrola de Qualidade com Alto Desemprenho39% OFFR$ 909,00 na Amazon
Raveo Sonetto Chrome Light BlueRaveo Sonetto Chrome Light BlueMelhor Vitrola Custo BenefícioProduto Indisponível

O que são vitrolas e por que elas resistem ao tempo?

Basicamente, as vitrolas são aparelhos que reproduzem músicas e, que já foram bastante usadas no passado.

Isso em um tempo em que os discos de vinil representavam a principal forma de se comercializar música.

As vitrolas serviam para reproduzir as trilhas de áudio gravadas em um disco de vinil, por meio da amplificação do conteúdo contido nessa mídia LP.

Por mais que essa forma de ouvir música fosse muito comum, ainda assim a digitalização tomou conta do mundo e, então surgiram novas formas de se ouvir arquivos de som.

Foi assim que os discos de vinil perderam a importância e foram esquecidos em detrimento dos arquivos de áudio em MP3 e outros formatos.

Apesar disso, pessoas entusiastas desse tipo de produto continuaram existindo e priorizando a boa música.

Foi assim que as vitrolas sobreviveram ao tempo e à invenção de mídias mais modernas. Além da qualidade do áudio, a beleza dos equipamentos impressiona.

Assim, eles são usados não apenas para ouvir a música, mas também para enfeitar diferentes tipos de ambientes.

Melhores Vitrolas

Toca-Discos ou Vitrola? Qual é a diferença entre eles?

Como ambos os produtos possuem a função de ler as faixas gravadas nos discos de vinil, frequentemente as pessoas confundem os dois.

Mas antes de comprar, você precisa saber que os toca-discos possuem uma maior complexidade. Isso porque necessitam de uma caixa de som externa.

De maneira simples, só é possível ouvir o som tocado pelo toca-discos se uma caixa de som fizer a amplificação dele.

Por outro lado, as vitrolas contam com um prato giratório, braço, agulha, controles, mas já vêm com um sistema sonoro completo na própria estrutura.

Por isso, elas são mais compactas e práticas. Mas o som é menos potente do que o emitido por um toca-discos.

Alguns modelos de vitrolas contam com recursos especiais, que incluem rádio FM, conexão por Bluetooth e CD Player.

Por que comprar uma vitrola?

Pode ser difícil compreender o porquê de algumas pessoas ainda se interessarem por vitrolas em uma época em que existem tantas mídias diferentes.

No entanto, para os apreciadores da música de qualidade, não existe nenhuma forma mais eficiente e agradável de ouvir suas gravações.

O produto em si já é belíssimo e conta com um design clássico que é incrível. Além disso, a qualidade do som é ótima.

Isso, sem falar que existem muitas pessoas que colecionam discos de vinil, e as vitrolas são os únicos equipamentos capazes de proporcionar a experiência que os colecionadores buscam.

Além disso, hoje em dia existem vitrolas com recursos muito modernos e eficientes, que tornam o ato de ouvir música muito mais prático e agradável.

Dessa forma, esse mercado não para de crescer, visto que existem muitos colecionadores de discos que querem um equipamento de qualidade que reproduza essa mídia.

Então, se você faz parte desse grupo de pessoas que adoram discos de vinil, precisa ter uma vitrola em casa.

Você pode transportar a vitrola sem maiores problemas

Hoje em dia é possível encontrar vitrolas de vários tipos, modelos e tamanhos e, a boa notícia é que você consegue transportar qualquer uma delas sem maiores dificuldades.

Isso não tende a danificar a estrutura do equipamento de nenhuma maneira. Ou seja, nada impede que você transporte a sua vitrola sempre que precisar.

É claro que ao fazer isso você precisa ter certos cuidados com a agulha e evitar choques mecânicos.

Inclusive, muitos modelos possuem alça de transporte. Então, se você pretende levar esse item com você de um lado para outro, verifique o tamanho, peso e facilidades.

O que considerar para escolher o produto ideal?

Vitrolas são equipamentos de som incríveis, com versatilidade e qualidade excelentes. Mas para obter o máximo desse equipamento, é preciso saber escolher.

Optar pelo produto certo não é nada simples. Então, você precisa saber como comparar os modelos para fazer a melhor escolha.

Veja a seguir quais são as principais características a se observar nas vitrolas:

Materiais e funcionamento

Se você está decidido a comprar uma vitrola, precisa ter em mente que o material de fabricação é um dos principais pontos a considerar na escolha.

O segredo aqui é selecionar um produto que seja fabricado a partir de materiais de qualidade, que seja robusto e bastante sólido.

Isso vai definir a vida útil do equipamento de som. Existem muitos modelos que possuem acabamento em madeira.

Esses, além de serem bastante resistentes, são também muito bonitos esteticamente. Isso aumenta a durabilidade do produto.

Mas não se preocupe apenas com isso. Você deve levar em conta também as velocidades de reprodução, pois existem vitrolas de duas e de três velocidades.

Por fim, saiba que existem modelos acionados por meio de correias e modelos com acionamento direto. No caso da correia, é preciso fazer a substituição conforme ela se desgasta.

Mecanismo de tração

Você deve saber que os discos de vinil possuem informações impressas, que são lidas conforme o disco gira sobre o prato.

O que talvez você não saiba é que existem formas diferentes de movimentação do prato, e isso influencia diretamente a qualidade do áudio.

Dependendo do mecanismo, pode ocorrer uma vibração que dificulta a captação das informações de áudio.

Então, conheça os dois tipos:

  • Belt-drive: o prato se movimenta graças à movimentação de uma correia, que amortece para a obtenção de um som limpo e puro;
  • Direct-drive: esse sistema é mais simples, pois o prato se movimenta sobre um eixo, sem nenhum tipo de amortecimento. Com isso, podem ocorrer vibrações. Em contrapartida, o controle da velocidade é mais eficiente aqui.

Vitrolas manuais ou automáticas?

A leitura das informações contidas nos discos de vinil pode ser do tipo manual ou automática e, se dá por meio de uma agulha.

Vale dizer que a agulha é muito delicada e, por isso, é preciso ter muito cuidado para garantir a qualidade do som.

No caso dos equipamentos manuais é necessário manusear o braço da vitrola com bastante cuidado e, assim, colocar a agulha delicadamente no ponto desejado. Nesse caso é preciso ficar atento para não cometer enganos.

Nas vitrolas automáticas, esse processo não depende de uma pessoa para colocar o braço do equipamento.

Assim, basta pressionar um botão para o equipamento posicionar a agulha no início do disco automaticamente.

Além disso, esses são modelos que possuem a opção de retorno automático. Isso significa que no final do disco, a agulha volta automaticamente para a posição de descanso.

Isso é ótimo porque minimiza as chances de acontecerem acidentes que podem resultar em danos ao disco e ao próprio equipamento.

Diante disso, você precisa escolher com base nas suas preferências e necessidades.

Verifique se dá para substituir a agulha

Não há dúvidas de que a agulha é a parte mais delicada de uma vitrola. Mas ela é também o componente mais importante.

Isso porque é o atrito entre ela e o disco que provoca os sons que compõem a música. E quando você adquire uma vitrola, geralmente ela vem com uma cápsula contendo a agulha.

No entanto, existem modelos que permitem a substituição por modelos semelhantes de sua preferência.

Isso é legal porque te dá a opção de trocar o kit de cápsula e agulha quando o original ficar danificado ou, quando você quiser um que tenha maior sensibilidade.

Sistema anti-impacto

Uma questão que você precisa saber sobre as vitrolas é que podem ocorrer saltos da agulha sobre o disco.

Isso é perfeitamente normal, mas provoca falhas na música. Para evitar isso, você deve priorizar por um modelo que tenha sistema anti-impacto.

Por outro lado, existem defensores desse equipamento que dizem que os saltos são um charme que tornam o produto diferente dos demais que existem no mercado.

Calibragem com sistema de contrapeso

Por mais tecnológicas que as vitrolas modernas possam ser, o sistema ainda é um pouco rudimentar.

O mecanismo de leitura, por exemplo, tem funcionamento manual. E para cada tipo de disco há uma calibragem diferenciada, primordial para melhorar o desempenho do produto.

No entanto, essa calibragem nem sempre é tão simples e, para deixar isso mais prático, um sistema de contrapeso pode ajudar bastante.

Basicamente, isso serve para ajustar a pressão da agulha sobre o disco de vinil de maneira adequada. Assim, é possível tocar a música sem danificar a agulha ou o próprio disco.

Modelos com tampa ficam mais protegidos

Adquirir uma entre as melhores vitrolas é um verdadeiro investimento para quem aprecia a boa música.

Por isso, é preciso proteger muito bem o equipamento de possíveis danos. Nesse sentido, a tampa é um bom recurso que ajuda a deixar a vitrola protegida contra danos ocasionados por poeira e outras partículas.

Os grãos de poeira podem provocar riscos nos discos, danificando-os permanentemente. Ademais, com o tempo podem danificar a própria vitrola.

As tampas também são práticas porque se transformam em suporte para a capa do disco que você está ouvindo no momento.

Possibilidade de usar um amplificador

Até mesmo nas melhores vitrolas do mercado, o som emitido pode não ser exatamente como você deseja.

Ele pode ser baixo e insuficiente, sobretudo para ambientes maiores. Nesse caso, há a possibilidade de conectar o equipamento a um amplificador externo.

Mas para fazer isso, o equipamento precisa ter uma entrada auxiliar ou phono que seja compatível com o amplificador.

Há modelos de vitrolas que já vêm de fábrica com pré-amplificador */Colocar um link para os artigo dos pré-amplificadores/*. Mas mesmo que o modelo que você escolheu não o tenha, você pode adquirir um à parte. Isso vai facilitar a ligação com dispositivos externos.

Mídias compatíveis

Como já foi dito, por mais que as vitrolas pareçam ser equipamentos antiquados, elas estão se tornando cada vez mais modernas e eficientes.

Sendo assim, já existem muitos modelos compatíveis com outras mídias além do vinil. Então, existem produtos que tocam MP3, CD, e até os que permitem conexão via Bluetooth e pen drive.

Assim você não vai ter nenhuma desculpa para não ouvir o seu som favorito.

Quais são as melhores vitrolas do mercado?

Mesmo com um guia de compras detalhado, se você não tiver experiência com vitrolas, pode estar se sentindo confuso sobre a compra de um bom produto.

Então, vamos te ajudar com uma lista das melhores vitrolas de 2024 que você encontra no mercado hoje em dia.

Assim, você só vai precisar analisar cada uma delas e escolher a que mais atende às suas necessidades. Então vamos lá!

1. Victrola Mini System

Melhor Vitrola Vintage

Victrola Mini System Portátil Bluetooth Preto - Vsc 550Bt Blk Victrola Vsz-550Bt-Blk

  • 3 velocidades: (33 1/3, 45, 78 RPM)
  • Mala Vintage na cor Preta
  • Tecnologia de conectividade: Bluetooth
  • Entrada auxiliar de 3,5 mm

Esta é uma das melhores vitrolas atualmente, que possui um estilo vintage muito atraente, mas que está carregada de recursos modernos para uma boa eficiência.

Com ela, além de ouvir os seus discos de vinil favoritos, você pode também aproveitar músicas gravadas em outras mídias por meio da conectividade Bluetooth.

A mesa giratória possui 3 velocidades, o que torna este um equipamento compatível com qualquer tipo de disco.

Além disso, este produto possui alto-falantes integrados de boa eficiência, além de entrada auxiliar.

E você ainda pode levar a vitrola para onde for facilmente, carregando-a pela alça de transporte.

2. Raveo Stadio BT

Melhor Vitrola Retrô em Madeira

Vitrola Stadio com CD FM USB SD Card e Bluetooth, Raveo, Stadio, 25

  • 3 velocidades: (3 1/3, 45 e 78 RPM)
  • CD-R/ CD-RW, Cassete Player, MP3
  • Rádio FM: 87, 5 – 108 MHz
  • Conexão Bluetooth

A vitrola Raveo Stadio BT é um modelo belíssimo, fabricado em madeira, que traz o que há de melhor de tecnologia para este tipo de equipamento.

O modelo lembra os produtos mais clássicos que já existiram no século passado, aliado com soluções modernas.

Você pode ouvir inclusive as suas rádios favoritas, sintonizando todas elas com facilidade. A seleção é manual e altamente precisa.

Além disso, é possível também reproduzir CDs e arquivos em formato MP3 usando este equipamento.

3. Pulse Perkins Turntable- SP365

Vitrola Boa e Barata

Retro Pulse Vitrola Perkins - SP365

  • 3 velocidades: (33 1/3, 45 ou 78 RPM)
  • Conexão Bluetooth ou entrada auxiliar
  • Cápsula de cerâmica com agulha Ruby
  • Saída de áudio RCA

Se você quer ter em casa a beleza e funcionalidade de uma das melhores vitrolas do mercado, mas não quer gastar muito, este é provavelmente o melhor produto que você pode adquirir.

Com ela, você pode ter uma ótima qualidade e potência de som. Apesar de vir com caixas de som embutidas, esta vitrola permite a conexão de caixas externas.

Assim você pode ouvir os seus discos favoritos até mesmo em ambientes maiores. Além disso, este equipamento reproduz também arquivos de outros formatos por meio da conexão Bluetooth ou entrada auxiliar.

Com três velocidades de reprodução, você pode alternar entre elas conforme a necessidade.

Além de ser funcional, este é um modelo elegante, com design vintage e, produzido com materiais de excelente qualidade que conferem ótima durabilidade ao produto.

4. Ribeiro e Pavani Dallas Classic

Vitrola de Qualidade com Alto Desemprenho

Toca Disco Dallas, Ribeiro e Pavani, 35.309

  • 3 velocidades: (33 RPM – 45 RPM – 78 RPM)
  • Maleta Vintage Vermelha
  • Possui rádio AM/FM
  • Bivolt automático com potência de 10 RMS

Em formato de mala, design vintage e funcionalidades modernas, esta é mais uma entre as melhores vitrolas do momento.

Com ela você pode escolher se prefere consumir suas músicas favoritas em disco de vinil ou se deseja sintonizar as melhores rádios.

Tudo isso em um produto construído com ótimos materiais, e que possui três velocidades de reprodução.

E não se pode deixar de comentar sobre a maleta vermelha, que é o grande charme deste produto.

5. Raveo Sonetto Chrome Light Blue

Melhor Vitrola Custo-Benefício

Vitrola Chrome Light Blue com USB e Bluetooth, Bivolt

  • 3 velocidades: (33 1/3, 45 e 78 rpm)
  • Maleta vintage Azul Claro
  • Tecnologia de conectividade: Bluetooth
  • Entrada USB (reproduz e grava)

A vitrola Sonetto Chrome da Raveo é uma excelente alternativa para quem busca por um custo-benefício bom.

Com três rotações diferentes, você pode aproveitar esta vitrola para ouvir qualquer tipo de LP sem se preocupar.

Além disso, este é um produto que possui tecnologia digital de ponta. Assim, você consegue aproveitar todas as músicas que possui em dispositivos como tablet, smartphone ou computador.

Você consegue parear os dispositivos ou conectá-los via porta USB. A entrada serve também para você gravar as músicas dos seus discos favoritos.

Conclusão

Mesmo que atualmente existam muitas tecnologias modernas para a reprodução de música, há pessoas que não conseguem abandonar os seus discos favoritos.

Sendo assim, é preciso ter um equipamento de qualidade para a reprodução deles. Agora que você já conhece as melhores vitrolas do momento, está pronto para escolher a sua.

Deixe um comentário