Melhores Violas Caipiras

As melhores violas caipiras são instrumentos muito tradicionais no Brasil, sendo usadas sobretudo na música sertaneja tradicional.

Também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla ou viola brasileira, ela é bastante popular há muito tempo.

Apesar do formato bem semelhante ao violão tradicional, a viola caipira é menor e conta com dez ou mais cordas organizadas em duplas.

Hoje em dia esse é um mercado muito bem estabelecido, no qual existem várias marcas que produzem excelentes instrumentos.

Sendo assim, a escolha deve ser cuidadosa, levando-se em consideração uma série de questões que são extremamente relevantes no caso desse tipo de produto.

Para te ajudar com isso, este texto está repleto de informações de grande relevância a respeito das violas caipiras. E ao final você vai conhecer os melhores produtos separados em uma lista bem completa.

Melhores Violas Caipiras de 2023

Viola Rozini RV182ATN Tião Carreiro LX AtivaRozini RV182ATN Tião Carreiro LX AtivaMelhor Viola CaipiraProduto Indisponível
Viola Caipira Marquês VIL-56Marquês VIL-56Viola Caipira de Qualidade PremiumR$ 1.264,20 na Americanas
Viola Caipira Rozini Ponteio RV151ACNRozini Ponteio Acústica RV151ACNMelhor Viola Caipira Custo BenefícioProduto Indisponível
Viola Caipira Hofma HBG 360Hofma Elétrica HBG 360Viola Caipira com Preço AcessívelR$ 950,00 na Magazine
Viola Giannini Caipira VS14 AcústicoGiannini Caipira VS14 AcústicoViola Caipira Boa e BarataProduto Indisponível

Violas Caipiras ou Violões?

Muita gente confunde os violões e violas caipiras porque esses instrumentos possuem nomes e aparência bastante semelhantes.

No entanto, algumas características especiais tornam esses instrumentos únicos, o que faz toda a diferença na hora de se utilizar. Veja a seguir quais são as principais:

  • A viola caipira tem o corpo menor, de modo que o timbre dela seja mais agudo e o som tenha características mais metálicas;
  • O design e as cordas metálicas da vila caipira conferem a esse instrumento um som mais forte em relação a um violão comum;
  • As cordas são divididas em pares. Geralmente são dez cordas divididas em cinco pares, contra seis cordas presentes no violão comum;
  • Na viola, é como se cada par de cordas fosse uma só, enquanto no violão comum as cordas são individuais;
  • A viola permite o uso de afinações bem específicas, que são adequadas para a música caipira. Essas não existem para o violão;
  • No caso da viola caipira, os dois pares de cordas agudas possuem afinação em uníssono e possuem a diferença de uma oitava. Por outro lado, no violão todas as cordas têm afinação em notas distintas;
  • Na viola as cordas são de aço e, por isso, é fundamental usar palheta ou dedeira para não ferir os dedos enquanto toca.

Além de todas essas informações técnicas, o som de uma viola é facilmente reconhecido por ser bem diferente daquele do violão convencional.

Melhores Violas Caipiras

Fatores para comparar os modelos de viola caipira

Antes de adquirir uma viola caipira, é preciso ter em mente que os modelos variam entre si, sendo preciso observar uma série de detalhes para conseguir fazer a melhor escolha.

São muitas informações importantíssimas que você precisa observar antes de fazer a compra. Então, veja a seguir o que observar ao comparar esses produtos.

Conheça os Tipos de viola caipira

Quando se fala em violas caipiras, existem três modelos mais comuns: clássica, cinturada e dinâmica.

A principal diferença entre elas está no formato, o que confere um timbre diferente para cada modelo.

Sendo assim, um dos principais fatores para a escolha do instrumento é justamente selecionar o tipo mais adequado conforme as suas necessidades e com o tipo de som que pretende tocar. Veja a seguir as informações sobre cada uma:

  • Viola Clássica: tem mais ou menos o tamanho e formato de um violão para jovens, mantendo um maior distanciamento entre os pares de cordas. O modelo tem curvas mais suaves e os sons médios ganham maior destaque;
  • Viola cinturada: é a mais comum no mundo da música sertaneja. O corpo nesse caso é um pouco maior e mais alongado em relação a um cavaquinho. E o formato do instrumento deixa os sons agudos mais acentuados;
  • Viola dinâmica: chamada também de ressonadora, esse é um modelo que conta com um sistema de cones para a distribuição de sons por diversas bocas. Isso promove uma amplificação do som. Esse é um modelo mais raro, que é fabricado geralmente apenas por luthiers.

Saiba sobre a Amplificação Acústica ou a Eletroacústica

A amplificação é um fator importantíssimo quando se fala em instrumentos musicais como a viola.

Isso porque a forma de amplificação do instrumento pode ser acústica ou eletroacústica. A diferença é que a acústica tem uma única abertura na sua caixa, o que resulta em boa projeção do som.

Por outro lado, nos modelos eletroacústicos existe uma entrada para o cabo, que é primordial para a amplificação elétrica do som emitido pelo instrumento musical.

Sendo assim, os modelos de violas caipiras acústicas são excelentes para quem pretende tocar em lugares menores ou para estudo.

Mas se você pensa em se apresentar em público com o instrumento, então deve investir em um modelo eletroacústico.

Tipo de madeira e qualidade do som

Para ter uma viola caipira que entregue um som de qualidade, é primordial escolher um instrumento que tenha o corpo fabricado com uma madeira de qualidade.

Isso porque essa informação faz toda a diferença em relação à qualidade do timbre e, também, à potência sonora do instrumento musical.

Veja a seguir quais são os tipos de madeira mais comum na indústria dos instrumentos musicais atualmente:

  • Mogno: essa é uma qualidade de madeira muito boa, que é ótima para sons graves e médios. Dessa forma, esse é um dos materiais indicados para a fabricação da viola caipira;
  • Linden: proporciona um bom equilíbrio dos sons nos acordes e torna a viola mais leve quando é usada no corpo;
  • Basswood: é uma madeira de boa qualidade, principalmente para músicas que precisam de um timbre médio. A sustentação e resolução são muito boas, e o custo também é excelente nesse caso, proporcionando boa relação custo-benefício;
  • Cedro: com essa madeira, a sonoridade do instrumento fica mais aberta e quente. Com excelente durabilidade, essa madeira oferece graves potentes e agudos brilhantes;
  • Jacarandá ou Rosewood: com essa madeira o som fica bem mais encorpado e, justamente por isso, esse tipo é bastante comum;
  • Laminado: como o próprio nome sugere, o instrumento fabricado com madeira laminada consiste na separação em camadas finas, coladas juntas por meio de compressão. Mesmo sendo, em geral, de qualidade inferior, se a madeira for resistente, o instrumento pode durar muito tempo;
  • Okume: é uma ótima alternativa para quem busca por uma relação custo-benefício vantajosa e, nesse caso, o som também ganha um peso extra;
  • Marfim: violas caipiras fabricadas com esse material possuem timbre mais agudo e uma ótima qualidade de som. Mas esse material é mais comum no tampo e no braço do instrumento;
  • Purple Heart: é um tipo mais rígido de madeira, que deixa os agudos mais brilhantes e confere mais destaque aos sons médios e graves.

Para a viola caipira, é comum encontrar instrumentos feitos a partir de outros materiais, como marupá, abeto, pau-ferro e spruce, por exemplo.

Se você pretende ter um instrumento de qualidade, que seja durável e resistente, deve dar preferência para a madeira maciça e natural.

Quantidade de tarraxas e afinação

As tarraxas são as principais responsáveis pela afinação nas violas caipiras. Isso porque elas devem ser apertadas e soltas dependendo do tipo de afinação que se deseja conferir ao instrumento musical.

A viola pode ter uma série de afinações diferentes, mas o ideal para ter um bom desempenho é que o produto venha com itens cromados ou niquelados.

Esses são mais duráveis e não correm tanto risco de enferrujar e nem acumulam sujeiras. Consequentemente, o instrumento permanece afinado por muito mais tempo.

Entenda os tipos de acabamento da viola caipira

O acabamento influencia tanto no design quanto na durabilidade das violas caipiras e, por isso, essa é uma questão bem interessante de se observar.

Hoje em dia existem produtos de diversas colorações, desenhos, estilos e acabamentos. Mas o que mais muda entre os modelos é o acabamento brilhante ou fosco.

O acabamento fosco é o mais adequado para pessoas que gostam de produtos com aspecto clássico ou rústico. A viola que conta com esse tipo tem um ar mais clássico.

Por outro lado, se você prefere investir em um acabamento que deixe o instrumento mais seguro e também com aspecto mais moderno, prefira o acabamento brilhante.

Esse tipo ajuda a deixar a viola protegida contra arranhões e agressões semelhantes que o instrumento possa sofrer.

Quais são as Melhores Violas Caipiras?

A viola caipira é um dos instrumentos típicos do Brasil e, portanto, é bastante apreciada no país. Assim, atualmente existem muitas marcas e modelos disponíveis.

E se você está em dúvidas sobre qual adquirir, veja a seguir uma lista com os melhores produtos do momento.

1. Rozini RV182ATN Tião Carreiro LX Ativa

Melhor Viola Caipira

Viola Rozini RV182ATN Tião Carreiro LX.Ativa Natural

  • Cor: natural
  • Modelo: clássica
  • 10 cordas
  • Material: tampo de spruce, lateral e fundo de jacarandá, escala de ébano e braço de maple
  • Tarraxas: douradas

Essa é uma das melhores violas caipiras que você vai encontrar no país, sendo inclusive uma réplica bastante fiel do instrumento favorito de Tião Carreiro.

Dessa forma, a fabricação desse produto segue à risca as especificações técnicas que o músico considerava como sendo adequadas.

Sendo assim, esse é um modelo de ponta, que atende muito bem as demandas de músicos profissionais.

O timbre encorpado é muito bom, seja para apresentações em shows ou para se tocar nos estúdios.

O fundo fabricado em madeira de jacarandá e o tampo feito de spruce maciço contribuem para que o instrumento seja leve, além de permitirem uma sonoridade forte e brilhante.

2. Marquês VIL-56

Viola Caipira de Qualidade Premium

Viola Caipira Marquês VIL-56

Marquês VIL-56

  • Cor: natural
  • Modelo: clássica
  • Amplificação: eletroacústica
  • Material: tampo de pinho alemão maciço, lateral, fundo e escala de rosewood, braço de cedro
  • 10 cordas
  • Tarraxas: cromadas

R$ 1.264,20

A Viola Caipira VIL-56, da Marquês, é um produto que reúne características muito boas, que contribuem para a qualidade e requinte.

As madeiras usadas na fabricação são de ótima qualidade, o que resulta em um instrumento muito durável e com bom som.

O braço, por exemplo, é feito de cedro, sendo muito resistente e forte. A escala de rosewood ajuda a deixar o som mais encorpado.

O design é ideal para quem gosta do clássico, mas o acabamento surpreende. Os filetes em tortoise nas arestas, por exemplo, deixam esse instrumento com uma aparência extremamente sofisticada.

Já as tarraxas cromadas, contribuem não apenas com o acabamento e beleza, mas também com a manutenção da afinação durante muito mais tempo.

3. Rozini Ponteio Acústica RV151ACN

Melhor Viola Caipira Custo-Benefício

VIOLA CAIPIRA ROZINI PONTEIO ACUSTICA NATURAL RV151ACN

  • Cor: natural
  • Modelo: cinturada
  • Amplificação: acústica
  • Material: tampo laminado (marfim), lateral e fundo laminado (mogno), escala Purple Heart, braço de cedro
  • Tarraxas: cromadas
  • 10 cordas
  • Acompanha: afinador digital e capa

A Viola Caipira Rozini Ponteio é um modelo legal para quem busca uma alternativa de instrumento musical com relação custo-benefício interessante.

O modelo tem curvas acentuadas e o corpo é relativamente pequeno, o que leva a uma maior valorização de sons agudos e, também, promove mais volume.

Dessa forma, esse é um instrumento musical que promove uma sonoridade forte e bonita, sem que o músico precise fazer esforço para isso.

E não é só isso. Devido aos materiais usados na fabricação, esse é um instrumento musical diferenciado.

O tampo de marfim, por exemplo, ajuda a deixar o som mais limpo e agudo, além de ajudar a equilibrar médios e graves, enquanto que o purple heart confere mais brilho.

Dessa forma, essa é uma viola caipira que tem a sonoridade extremamente equilibrada e agradável, sendo assim uma boa alternativa para quem está em busca de um modelo acústico.

4. Hofma Elétrica HBG 360

Viola Caipira com Preço Acessível

Viola Caipira Hofma HBG 360

Hofma Elétrica HBG 360

  • Cor: natural
  • Modelo: clássica
  • Amplificação: eletroacústica
  • Material: tampo de abeto, lateral e fundo de mogno, escala de jacarandá e braço de mogno
  • Tarraxas: douradas
  • 10 cordas
  • Acompanha Afinador

R$ 950,00

Essa é uma das melhores violas caipiras para quem está em busca de um modelo eletroacústico que tenha preço acessível.

A Hofma HBG 360 é uma opção para quem vai começar a fazer apresentações públicas e precisa de um produto de qualidade que não custe tanto.

Os materiais usados na fabricação desse produto são de ótima qualidade, e esse é um modelo com design clássico e atrativo.

O corpo e o braço são de mogno, o que confere ao instrumento musical uma maior qualidade e durabilidade. E a beleza também é inquestionável.

5. Giannini Caipira VS14 Acústico

Viola Caipira Boa e Barata

Kit Viola Giannini Caipira VS14 Acústico Aço Preto Com Capa

  • Cor: preta
  • Modelo: clássica
  • Amplificação: acústica
  • Material: tampo, lateral e fundo de basswood, escala de sabina maciça e braço de okume
  • Tarraxas: niquelada
  • 10 cordas
  • Acompanha Capa

A Giannini é uma das melhores marcas quando se fala em instrumentos de cordas, incluindo a viola caipira.

Esse modelo especificamente foi projetado pensando nos músicos iniciantes que precisam de um instrumento mais básico, mas ao mesmo tempo de qualidade.

O corpo é clássico e o instrumento consegue proporcionar uma sonoridade forte, ao mesmo tempo em que valoriza muito bem os sons agudos.

Mesmo no caso de músicos inexperientes, essa viola consegue entregar bons resultados, com sons fortes e agradáveis.

Conclusão

A viola caipira é um instrumento musical muito amado pelos brasileiros, mas para obter um bom desempenho na música é importante escolher um modelo adequado.

Sendo assim, agora que você já sabe como fazer as comparações e já conhece as melhores violas caipiras do ano, está pronto para escolher a sua favorita.

Deixe um comentário